“Temos monitores nas imediações do Viaduto São Francisco, no Shopping Del Rey e em Venda Nova. Por volta de 8h30, o trânsito ainda era intenso”, informou a professora. No período da tarde, o atraso foi de 18 minutos.
Apenas sete candidatos - seis pela manhã e um no período da tarde - foram eliminados do concurso. Todos por terem sido flagrados com equipamentos eletrônicos, o que é proibido pelo edital do vestibular.
Os candidatos fizeram provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Este ano, mais de 18 mil candidatos classificaram-se para a segunda etapa, na qual estão em disputa 6.670 vagas distribuídas em 76 cursos.
Desistência
A professora Vera Resende atribui ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a elevação dos níveis de desistência do Vestibular da UFMG na comparação com os anos anteriores a 2011, quando a instituição não adotava o Exame como parte de seu processo seletivo. Em 2009, a abstenção na segunda etapa foi de 7%, chegando a 10% em 2010. No ano passado, já com o Enem adotado como primeira etapa, a desistência saltou para 21%, e este ano deverá ficar em torno de 20%.
“Antes do Enem, já recebíamos candidatos do país inteiro, mas depois que o Exame passou a fazer parte da nossa seleção, esse número cresceu ainda mais. Consequentemente, a desistência também é maior, porque muitos candidatos de outros estados deixam de fazer as provas por causa da distância, das chuvas e da própria época do ano, marcada por festas”, explicou a professora.
No caso da edição de 2012, a Vera Resende acredita que as chuvas pesaram nos índices de desistências: “Recebemos vários relatos de pessoas que não conseguiram chegar a tempo por causa das condições de tráfego nas estradas, como a BR-040 [que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro]”.
A segunda etapa continua nesta quarta-feira com as provas de Matemática A e B e de Biologia/Química – apenas para os candidatos de Medicina – Língua Estrangeira, Filosofia e Percepção Musical. São esperados 13.078 vestibulandos.