“É um motivo de grande orgulho fazer parte de um grupo de professores tão seleto que terá essa experiência”, comemora o professor. Retto Junior, que dá aula de Desenho Urbano e História do Urbanismo para as turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faac, chegou à fase final do concurso com outros dois professores.
O pesquisador, que fez seu pós-doutorado na Universidade de Veneza, na Itália, leciona há 16 anos na Faac. Ele ressalta o esforço da Unesp no trabalho de requalificação dos professores. “O suporte que a faculdade dá é fundamental, pois ela sabe que uma coisa alimenta a outra e vai haver um retorno”.
O professor também ressaltou as responsabilidades para com a instituição: “No momento em que a Universidade te libera para uma experiência no exterior, ela está apostando em você como um retorno interno para a própria universidade em forma de qualificação do ensino”.
Internacionalização
O programa TPTI (Techniques, Patrimoine, Territoires de l' industrie) para o qual o professor foi selecionado como professor visitante é parte do Programa Erasmus Mundus, conduzido pela Comissão Européia de Ensino. O Erasmus Mundus busca professores de países que não fazem parte da União Europeia para um intercambio com uma das 82 instituições do bloco inscritas no projeto.
“Iniciativas como essa fazem parte do processo de internacionalização pelo qual a Unesp está passando e que será cada vez mais vital para as universidades em todo o mundo”, diz o professor.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Faac/Bauru