Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Quatro acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram aprovados para participar do Programa Ciência Sem Fronteiras, uma iniciativa do governo federal que oferece a estudantes a possibilidade de cursarem graduação sanduíche nos Estados Unidos. Nesta semana, eles foram recebidos pelo reitor José Carlos Carles de Souza, pela vice-reitora de Graduação Neusa Rocha e pelos assessores internacionais Maria Elisabeth dos Santos e Rafael Frandoloso.
Luiz Augusto Rossetto, do curso de Engenharia Elétrica, estudará por um ano na Michigan State University e Júlia Zottis Moreira, da Ciência da Computação, estará vivenciando o cotidiano acadêmico no Oberlin College & Conservatory, em Ohio. Eles viajam já no início do próximo ano. As duas outras aprovadas, Alexandra Verardi Burlamaque, aluna da Psicologia, e Giovana dos Santos Cover, da Engenharia Elétrica, ainda aguardam confirmação da instituição na qual vão estudar a partir do segundo semestre de 2012.

Ao cumprimentar os estudantes pela conquista, o reitor José Carlos lembrou que hoje o ensino superior é também construído em redes de compartilhamento de experiências. “Vocês terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vivenciar ricas experiências profissionais e pessoais. A UPF está apostando no ganho acadêmico que terão e estamos felizes por contar com vocês como nossos representantes nos Estados Unidos”, disse o reitor.

A seleção ao programa foi feita com base em critérios que valorizam o bom desempenho acadêmico e esse foi justamente o aspecto enfatizado pela vice-reitora Neusa Rocha. “Nos orgulha o fato de vocês terem conseguido essa bolsa, que é um reconhecimento à dedicação e esforço que vocês apresentam em seus cursos”, lembrou, destacando também o domínio da língua inglesa apresentado pelos alunos, requisito importante da seleção. A vice-reitora também lembrou que para este primeiro programa, a UPF inscreveu cinco alunos, e comemora o fato de quatro terem sido selecionados.

Benefícios
Os alunos selecionados receberão a bolsa financiada pela Capes, que é a instituição que administra o projeto, pelo período de 12 meses. A Capes também arcará com os custos referentes às taxas escolares, alojamento e refeições oferecidos pelas universidades americanas. Serão concedidos também aos estudantes selecionados os seguintes benefícios: montante para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 mensais; e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta para o translado Brasil/EUA/Brasil. Nos casos em que a instituição americana não ofereça alojamento e refeições incluídas nos custos do aluno, a Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares, e concederá bolsa integral ao aluno no valor de US$ 1.800,00.

Nova seleção
Nos próximos dias, a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais estará lançando os novos editais de pré-seleção para o Programa Ciência Sem Fronteira para o ano de 2012. O leque de países para os quais os alunos poderão ser selecionados será ampliado e contemplará Estados Unidos, Alemanha, Itália, França e Reino Unido. Podem se inscrever acadêmicos que tiverem integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso, no momento do início da viagem de estudos, além de outras exigências previstas no edital.