
Músicos da OSU realizaram apresentações quinzenais entre março e outubro de 2011A divulgação do prêmio aconteceu na última segunda-feira-feira (12), após realização de assembleia com 55 críticos de artes. Eles também elegeram os melhores de 2011 nas categorias de Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de março de 2012, às 20 horas, no Teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo.
O Panorama da Música Brasileira homenageou 12 compositores brasileiros vivos em 16 concertos realizados de março a outubro deste ano, em Campinas. Músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realizaram apresentações quinzenais no Espaço Cultural Casa do Lago e Sesc Campinas, parceiros da iniciativa. O Projeto foi coordenado pela compositora Denise Hortência Lopes Garcia, docente do Instituto do Instituto de Artes (IA) e diretora do Ciddic.
Projeto foi coordenado pela compositora Denise Garcia, docente do IA e diretora do Ciddic“Já foi muito gratificante realizar o projeto. Nós fizemos uma homenagem a compositores consagrados na faixa de idade dos 70 a 80 anos, justamente para fazer um registro de suas produções. Precisamos divulgar a cultura brasileira no tocante a música erudita“, justificou Denise Garcia. “Agora, essa surpresa do APCA foi um plus completamente inesperado. Eu achei que um produto cultural do interior do Estado não fosse chamar a atenção dos críticos de São Paulo, mas ainda bem que chamou, né?”, alegrou-se.
Os homenageados do projeto foram: Mário Ficarelli, Eduardo Escalante, Ricardo Tacuchian, Maria Helena Rosa Fernandes, Ernst Mahle, Raul do Valle, Edmundo Villani-Cortês, Willy Corrêa de Oliveira, Gilberto Mendes e Ailton Scobar. Os compositores Osvaldo Lacerda e Almeida Prado receberam homenagem póstuma já que faleceram em 2011. O homenageado Edmundo Villani-Cortês também foi um dos premiados com o APCA de 2011, com o grande Prêmio da Crítica, na categoria Música Erudita.
Os concertos tiveram regência da maestrina Simone Menezes e contaram com as presenças dos homenageados. O Ciddic disponibiliza em seu site, as gravações das apresentações, realizada pela RTV Unicamp.