Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucminas-logoA Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegarão em carreata ao campus Coração Eucarístico da PUC Minas neste sábado, 19 de novembro, às 16h45. A concentração será na entrada principal (acesso 4, avenida Dom José Gaspar, 500), a partir das 16h. Várias atividades estão previstas, entre elas, orações, apresentações musicais e esquetes teatrais. A Pastoral na Universidade convida a comunidade acadêmica e a população em geral a receber esses símbolos, que percorrem diversas regiões do País até 2013, ano em que será realizada a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, com a presença do papa Bento XVI.
Os símbolos passarão pela PUC Minas vindos do bairro Cabana, na Região Oeste de Belo Horizonte, após estarem em Betim e Contagem, na região metropolitana. Depois de passar pela Universidade, os símbolos chegarão ao Aglomerado da Serra, na Praça do Cardoso, às 17h45. Já na Praça do Papa, na Região Centro-Sul, haverá a bênção de centenas de motociclistas.

Antes de os símbolos serem recepcionados às 20h30 no Mineirinho, haverá, a partir das 19h, no terreno em que será construída a Catedral Cristo Rei, em frente à estação Vilarinho (avenida Cristiano Machado), no bairro Juliana, Região Norte da capital, bênção da pedra fundamental com iluminação da cruz de 20 metros da Catedral e celebração da recepção da cruz da JMJ. A celebração será presidida pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Em seguida, serão realizados apresentações musicais e show de fogos. O governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, devem participar do evento.

Em seguida, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora serão recepcionados às 20h30, no Mineirinho, em celebração também presidida por Dom Walmor. O evento, com entrada gratuita e denominado Bote Fé, é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e está sendo realizado em parceria com (arqui)dioceses de todo o Brasil, levando os símbolos a diversas regiões do País. No domingo, 20 de novembro, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora partem para a diocese da cidade de Luz.

Os símbolos foram um presente do falecido papa João Paulo II aos jovens, com a recomendação de serem levados ao mundo todo como anúncio do Evangelho.