
A atividade ocorrerá na UFERSA Angicos e tem como público-alvo estudantes, professores, técnicos da educação básica e do ensino superior, além de toda comunidade interessada na temática. Segundo a coordenadora do PET Conexões, professora Ady Canário, o objetivo é possibilitar um espaço de reflexão sobre a inserção da população negra na sociedade, no contexto da implementação da Lei 10.639 e da construção de políticas de ações afirmativas.
A programação será composta por rodas de conversa e debate, exibição de vídeo e atividades culturais. Entre os temas das rodas de conversa está “O Papel do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFERSA: direitos humanos e Lei 10.639/2003”, a ser exposto pelo professor Carmelindo Rodrigues da Silva, Doutor em Educação e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB/UFERSA, juntamente com o estudante Elmir Dennis, bolsista do PET Conexões.
A professora Ady Canário ainda explica que simultaneamente a programação em Angicos, o PET Conexões também representará a UFERSA no Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes - AfroXXI, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador. Toda programação nacional alusiva ao Dia da Consciência Negra, bem como ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, pode ser acompanhada pelo site www.seppir.gov.br.
Veja a programação das atividades na UFERSA:
Manhã - Quinta, dia 17 novembro, 9h às 11h
Local: Bloco de Professores do Campus de Angicos
Roda de Conversa: O Papel do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFERSA: direitos humanos e Lei 10.639/2003
Expositores:
- Estudante Elmir Dennis - Bolsista do PET Conexões
- Técnico Francisco Cézar Barbalho - UFERSA Campus de Angicos e Vice-
Diretor da Escola Estadual Prof. Fco. Veras.
- Professor Carmelindo Rodrigues da Silva - Doutor em Educação e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB UFERSA. Professor do Campus de Angicos.
Certificação de 2 horas.
Tarde - Quinta, dia 17 novembro, 17h30min às 18h30min
Local: Bloco de Professores do Campus de Angicos
Exibição do curta metragem: “Vista Minha Pele” (Joel Zito e Dandara, 2004, Brasil) e Roda de Debate com foco no combate ao racismo, preconceito e promoção de ações afirmativas
Mediadora:
- Estudante Mércia Kerollen - Bolsista do PET Conexões do Campo
Debatedores/as:
- Estudante Eduardo Vieira Guerra - Pastoral da Juventude de Touros-RN e Graduado em História pela UVA. Membro do Projeto Calango Voador UFERSA.
- Professora Marcela Carvalho Martins Amaral - Doutora em Sociologia. Professora do Campus de Angicos e Co-Tutora Voluntária do PET Conexões do Campo.
Certificação de 1 hora.
Noite - Quinta, 17 novembro, horário do intervalo
Local: Centro de Vivência do Campus de Angicos
Atividades Culturais:
- Grupos da comunidade de Angicos - Teatro, Dança e Capoeira
Mediadores:
- Estudantes Diogo Jales e Brenno Vinícius - Respectivamente voluntário e bolsista do PET Conexões do Campo
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Av. Francisco Mota, 572
Bairro Costa e Silva
Mossoró - Rio Grande do Norte | CEP: 59.625-900