Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Nutrição é a estrela dos oito cursos da Universidade de Brasília avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A graduação obteve nova máxima nas provas realizadas em 2010: cinco. Outros cinco cursos mantiveram o conceito quatro obtido em 2007, ano de início do triênio avaliado e usado como comparação pelo Ministério da Educação (MEC), que realiza o Enade. São eles: agronomia, ciências farmacêuticas, medicina, medicina veterinária e odontologia.
Duas graduações, no entanto, tiveram queda nas notas. Avaliada com quatro em 2007, o curso de enfermagem obteve nota três em 2010. Já a graduação em serviço social passou de três para dois.

“Fomos bem”, afirmou Márcia Abrahão, decana de Ensino de Graduação da UnB ao receber o comunicado do MEC, na tarde desta quinta-feira, 10. “Dos oito cursos avaliados, 62% permaneceram com o mesmo conceito, a nota quatro, que é considerada muito boa”, avaliou.

A decana alertou, no entanto, para as peculiaridades do exame. “Precisamos lembrar que os resultados dependem do nível de envolvimento do aluno com a prova”, pondera. “Como o Enade é obrigatório para obter o diploma de conclusão do curso, muitos candidatos fazem a prova sem qualquer comprometimento”, explica.

INDICADORES – O Índice Geral de Cursos, o chamado IGC, ficou em quatro, o mesmo conceito do ano passado. Diferentemente da avaliação individual dos cursos, que é feita a cada triênio, o IGC é renovado anualmente.

O indicador é obtido a partir da média das notas dos estudantes que concluíram os cursos e daqueles que acabaram de ingressar na instituição. Ambos fazem as provas do Enade. O indicador considera ainda o desempenho dos candidatos nas questões gerais e específicas da prova, que tem um total de 40 itens. Entretanto, a nota dos formados nas questões específicas dos cursos avaliados tem peso maior no IGC: 60%.

Os resultados da prova do Enade geram ainda o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara o desempenho de alunos concluintes e ingressantes. Nessa análise, a UnB obteve conceito quatro em 2010, enquanto em 2007 a nota foi dois.

UnB Agência