Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Ciência e TecnologiaA partir da próxima terça-feira, 18 de outubro, até o dia 21, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará com atrações especiais em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na quarta-feira, 19 de outubro, os visitantes vão embarcar na 1ª viagem da Rede de Metrô Energia, uma analogia ao ciclo de energia apresentada pela exposição Energia, aprender hoje para sustentar o amanhã.
Na primeira parada da viagem, o diretor do Museu Curie (Paris), Renaud Huynh, e a diretora da Faculdade de Física da Universidade, Ana Maria Marques da Silva, realizam a conferência Pierre e Marie Curie: da descoberta da radioatividade aos desafios de hoje. O debate será realizado em referência aos feitos do casal de físicos na área da radiação e a atual situação dos usos de energia elétrica por usinas nucleares.

A iniciativa tem entrada franca e ocorre às 18h no anfiteatro do Museu, prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Conta com a parceria da Aliança Francesa de Porto Alegre. As vagas são limitadas, com inscrições pelo telefone (51) 3320-3521 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Após, os visitantes serão convidados a conhecer as estações da linha da Eletricidade.

Um Museu nos trilhos da participação

Utilizando-se de estações e linhas para orientar os visitantes nas temáticas: Eletricidade, Energia Nuclear, Energia e Ambiente, do Sol às Mitocôndrias, Energia Solar, Energia Eólica, Água e Energia e Combustíveis, a exposição Energia, aprender hoje para sustentar o amanhã abordará conhecimentos sobre energia, sua geração e transformação. O objetivo é propiciar aos visitantes o conhecimento sobre a temática e estimular o pensamento crítico, contribuindo para a educação em relação ao consumo consciente de energia.

Os visitantes poderão colaborar para a expansão da rede indicando experimentos e conteúdos que gostariam de encontrar, por meio do site do MCT e de canais de mídia social como o Twitter.

Dinâmica, a exposição já começa a renovar vários ambientes do Museu, como no 1º pavimento, que recebe a reprodução da fonte primária de energia da Terra: um Sol com seis metros de diâmetro.

A mostra conta com diversos parceiros, entre eles o Parque Temático Mundo à Vapor, Brasil H2 Fuel Cell Energy, Horizon Fuel Cell Technologies, Eletrobrás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Agência Brasileira da Inovação (Finep), Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal e alunos dos cursos de Química, Ciências Biológicas, Física e Farmácia da Instituição orientados por professores das respectivas faculdades.

O Museu funciona de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

Feira de Ciência e Inovação

Os visitantes poderão conferir ainda os projetos e experimentos inscritos na Feira de Ciências e Inovação, produzidos por estudantes de escolas do ensino fundamental e médio da Capital e Região Metropolitana. A mostra é aberta ao público e os trabalhos ficarão expostos no Centro de Eventos, prédio 41. Detalhes no site www.pucrs.br/mct/feiradeciencias.