
Uma das principais medidas práticas será o lançamento, em 2012, de edital para mobilidade estudantil envolvendo as duas instituições.
“A UFMG está realizando um esforço consistente no caminho da internacionalização. Estamos estabelecendo laços com instituições tradicionais dos países desenvolvidos e, ao mesmo tempo, fortalecendo as relações no Eixo Sul-Sul, sobretudo com universidades da África e da América Latina”, relatou Clélio Campolina.
O reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, destacou a importância do programa se sustentar em torno das vocações particulares de cada instituição e apresentou uma argumentação tomando como exemplo um escritor brasileiro. “Ariano Suassuna se tornou universal a partir dos relatos de sua terra e de seus costumes. Quando partimos da nossa própria realidade, criamos um bom terreno para progredir com bases sólidas”, disse.
(UFMG - Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)