Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
De forma inédita, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concedeu neste mês de setembro 277 bolsas –158 de mestrado e 119 de doutorado – para os programas de pós-graduação da Universidade, referente ao período 2011-2012. Usualmente esse fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos ocorre em março, no início do período letivo.
Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge, esse recurso extra do Governo Federal, no valor aproximado de R$ 4,8 milhões, representa um investimento considerável no fortalecimento da pós-graduação. “Essa verba proporcionará ao estudante da Unesp uma boa formação, visto que o financiamento exige tempo integral de dedicação à pesquisa,” ressaltou.

Em julho, durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Capes anunciou o programa Bolsa para Todos, pelo qual, a partir de agosto deste ano, os estudantes de mestrado e doutorado das regiões Norte e Centro-Oeste, sem vínculo empregatício, receberiam financiamento da agência. Segundo Marilza, os recursos adicionais para a pós-graduação da região Sudeste são oriundos dos recursos não utilizados desse Programa. Os contemplados receberão os valores retroativos a agosto.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 33 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. Tem 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos.

Tem cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Unesp Assessoria de Comunicação e Imprensa