Segundo o reitor da Universidade, Clemente Ivo Juliatto, a proposição se deve ao fato de Ives Gandra ser uma pessoa íntegra e “alinhada com nossos princípios, missão e prática, um destacado advogado tributarista e jurista, um campeão da justiça, um defensor das organizações filantrópicas e um crítico respeitado da política nacional”, explica.
Biografia - Ives Gandra da Silva Martins é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, com a tese "Teoria da Imposição Tributária". Dentre as inúmeras atividades desempenhadas como professor, conselheiro de entidades, é presidente do Conselho da Academia Internacional de Direito e Economia e membro das Academias de Letras Jurídicas, Brasileira e Paulista, Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa), Brasileira de Direito Tributário, Paulista de Letras, dentre outras.
O professor Ives Gandra é autor, individualmente, de mais de 40 livros, e de 150 títulos em co-autoria, além de assinar 800 estudos sobre assuntos diversos, como direito, filosofia, história, literatura e música, traduzidos em mais de dez línguas, em 17 países.
Ao longo de sua trajetória, recebeu vários prêmios: colar de Mérito Judiciário dos Tribunais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo, Medalha do Mérito Cultural Judiciário do Instituto Nacional da Magistratura e da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro, para mencionar apenas alguns.
Já participou e organizou mais de 500 congressos e simpósios, nacionais e internacionais, sobre direito, economia e política. Renomado jurista brasileiro, com reconhecimento internacional, é professor emérito das universidades Mackenzie, Paulista e da Escola de Comando do Estado Maior do Exército.