Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, esta frase de Fernando Pessoa resume o pensamento de estudantes, professores e técnico-administrativos que deram início a um trabalho de construção e crescimento do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, e que na noite desta quinta-feira (25) participaram do primeiro dia de atividades em comemoração ao aniversário de cinco anos de fundação da unidade.
A mesa-redonda “Campus V: cinco anos de existência” marcou a inauguração do auditório “Pioneiros”, e contou com a presença do pró-reitor de Planejamento da UEPB, na ocasião representando a reitora Marlene Alves, professor Antônio Rangel Júnior; do diretor do Campus V, professor Elquio Eleamen; da primeira diretora do Campus V e atual pró-reitora adjunta de Integração e Desenvolvimento da UEPB, professora Terezinha de Jesus Costa; da diretora escolar do CCBSA, Luciana Veloso; do representante do corpo docente, professor Francisco Jaime; da representante dos técnico- administrativos, Maria Aparecida Lima e do aluno Tulhio Serrano, representante dos discentes.

A solenidade contou com a apresentação musical do professor do Núcleo de Artes, Felipe Amorim, no violino, acompanhado do músico Pedro Paz, no violão, que executaram clássicos da música popular e erudita.

Inauguração de laboratórios

Também foram inaugurados os laboratórios de Preservação e Conservação de documentos, Tecnologia da Informação e o Integrado de Arquivologia - todos do curso de Arquivologia. Além do espaço físico, computadores e arquivos deslizantes, já entregues, estão em fase de licitação outros equipamentos e produtos, tais como máquina de microfilmagem, scanner para digitalização de documentos, reagentes químicos e demais materiais permanentes e de consumo.

De acordo com o coordenador do curso de Arquivologia, professor José Washington Medeiros, algumas destas instalações já estão em pleno funcionamento e a compra dos demais materiais, necessários ao desenvolvimento das atividades práticas do curso, já foi autorizada pela administração central da UEPB, sendo em breve entregues à comunidade acadêmica.

Na oportunidade, o professor Rangel Júnior relembrou os desafios para a implantação do Campus da UEPB em João Pessoa. Porém, ele destacou que as circunstâncias não impediram os alunos de ter uma formação de qualidade, devido ao empenho de toda a comunidade acadêmica e a qualificação do corpo de docentes e técnicos da Instituição. Ele acrescentou ainda que há um empenho da Administração Central da UEPB no sentido de garantir uma estrutura cada vez mais aprimorada ao Campus.

“A comunidade do Campus V conseguiu transformar aquilo que era dificuldade, em êxito, prova disso são os resultados indiscutíveis dos nossos cursos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Continuamos dialogando com o Governo do Estado para garantir a construção do Campus da UEPB em João Pessoa, mas independente disso estamos trabalhando para dotar este espaço atual com uma estrutura cada vez mais afinada ao funcionamento das nossas atividades. Estão sendo adequadas propostas de construção de biblioteca, restaurante universitário, espaços de vivência e algumas destas obras estão inclusive em processo licitatório”, explicou Rangel Júnior.

Trajetória de superação

A professora Terezinha de Jesus e a servidora Aparecida Lima relembraram a trajetória do Campus V e o momento vivido atualmente. “Hoje vejo que a UEPB tinha que estar aqui mesmo, para causar esse impacto positivo nessa comunidade, abraçar o ensino médio e se estabelecer numa estrutura melhor. Fico muito feliz porque pude contribuir para a realização deste sonho que se tornou realidade, a UEPB em João Pessoa”, declarou, emocionada, a professora Terezinha.

De acordo com o estudante Tulhio, que integra o quadro de discentes desde a fundação do Campus V, as turmas pioneiras puderam acompanhar o crescimento da unidade. “Percebemos um progresso significativo não só com relação à estrutura, mas também no quesito acadêmico. Nós realizamos recentemente o 15º encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia aqui no Campus V, evento que foi muito divulgado e rendeu elogios à UEPB, por todos estes aspectos de qualidade de ensino, instalações físicas, entre outros”, explicou.

Campus V em números

O diretor do CCBSA, Elquio Eleamen e o professor Francisco Jaime enfatizaram a evolução do Campus V desde a sua criação, em 2006. “Hoje temos mais de dois mil alunos, numa estrutura com biblioteca, laboratórios, ginásio, auditório, Núcleo de Artes, Núcleo de Línguas, envolvendo ensino médio, graduação e pós-graduação. Então, temos muito que comemorar nesta data e com certeza iremos crescer ainda mais daqui pra frente”, avaliou professor Elquio.

Inaugurado em 28 de agosto de 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V da Universidade Estadual da Paraíba – denominado Ministro Alcides Carneiro - trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros, a exemplo dos bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e a graduação em Ciências Biológicas, que visa atender a uma demanda local.

Brevemente, o referido campus conceberá novos espaços, já projetados, tais como uma nova biblioteca, bateria de banheiros, ala administrativa, setor para estudos individuais e coletivos, além do mezanino que será uma área multimídia. Este possuirá um local reservado para reuniões; centro de artes, que contemplará quatro salas de aulas para até 40 pessoas; miniauditório, com espaço de apoio e capacidade para 65 pessoas; setor administrativo e restaurante, com locais de vivência e áreas verdes.