Para solicitar isenção via CadÚnico, o estudante cadastrado neste sistema deverá acessar o site www.vestibular2012.ufsc.br/index.php?s=isencao, no período de 17 de agosto a 15 de setembro, e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS).
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC), professor Júlio Szeremetta, alerta que o número deve ser do candidato. No ano anterior, alguns estudantes encaminharam à Coperve o NIS de um familiar, o que não é aceito pela Universidade.
Para solicitar a isenção via comprovação de carência socioeconômica, o candidato deverá encaminhar à Coperve requerimento e documentação específica. As orientações são detalhadas no edital do concurso.
O concurso será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 14h às 18h. As inscrições serão abertas de 20 de setembro a 19 de outubro, no site www.vestibular2012.ufsc.br. O Vestibular UFSC 2012 vai oferecer 5.901 vagas em 84 cursos e habilitações, nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. São dois novos cursos: Veterinária (oferecida no campus de Curitibanos) e Meteorologia (em Florianópolis).
Novidades:
Provas em mais cidades
- Este ano as provas do concurso serão realizadas em 22 cidades, seis a mais em relação ao concurso anterior. Os novos municípios de provas são Brusque, Jaraguá do Sul, Caçador, Concórdia, Rio do Sul e São Miguel do Oeste. Estas cidades serão também pontos de recebimentos dos documentos para isenção da taxa de inscrição.
Mais peso para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O peso do Enem passa de 20% para 30%. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, 2010 ou 2011 no Vestibular UFSC 2012 deverá fazer essa opção no Requerimento de Inscrição.
Libras como segunda língua
O candidato deverá optar por uma segunda língua, escolhida entre as seguintes: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou libras. Mas, atenção, somente poderão optar por Libras como segunda língua os candidatos que solicitarem a realização das provas na Língua Brasileira de Sinais.
Campanha
O tema da campanha deste ano é Inovação e qualidade ao alcance de todos.
Mais informações: (48) 3721-9200 / 3721-8205
Fique atento:
- Passos para solicitar a isenção do pagamento da taxa no Vestibular UFSC 2012:
O candidato deve:
I - Acessar o site www.vestibular2012.ufsc.br/index.php?s=isencao no período de 17 de agosto a 15 de setembro de 2011 e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção;
II - Enviar para a COPERVE, via internet, o formulário preenchido;
III - Imprimir o Comprovante de Requerimento de Isenção da taxa de inscrição, assinando-o no local indicado;
IV - Anexar os documentos comprobatórios solicitados e anotar o número de folhas anexadas ao requerimento impresso;
V - Colocar o requerimento e a documentação em um envelope destinado à COPERVE/UFSC – Solicitação de Isenção, identificando o remetente com o número do requerimento de isenção;
VI - Encaminhar o envelope contendo o requerimento assinado e a documentação anexada para a COPERVE até o dia 16 de setembro de 2011, através de um dos seguintes meios:
a) Via correios, por SEDEX ou carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), para COPERVE/UFSC, Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina;
b) Via Postos de Recebimento nas cidades de Santa Catarina onde serão realizadas as provas.