Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Fernando-Fiuza-de-MeloFaleceu na manhã de 10 de julho o médico pneumologista Fernando Augusto Fiuza de Melo. Diretor do Instituto Clemente Ferreira, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, Fiuza de Melo era natural de Belém do Pará e dedicou sua carreira à pesquisa do tratamento da tuberculose. Nascido em 1945, o pesquisador se formou em 1968 pela Escola de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 1975, realizou estágio em pneumologia na Escola Paulista de Medicina (EPM), em São Paulo, em que despertou seu interesse pelo acompanhamento de pacientes com tuberculose.
Em 1978, Fiuza de Melo foi aprovado em um concurso público para o Instituto Clemente Ferreira, do qual foi diretor nos últimos sete anos, para atuar como médico tisiologista e no Serviço de Doenças Respiratórias do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O médico pneumologista era membro ativo de uma equipe de pesquisadores denominada Grupo de Tuberculose Multirresistente, realizando estudos relevantes que estabeleceram um esquema terapêutico focado em pacientes não responsivos ao tratamento convencional prescrito para a doença.

Fiuza de Melo deixou esposa, três filhos e netos. Seu corpo foi cremado no Crematório da Vila Alpina, na segunda-feira (11/07).

A missa de sétimo dia será celebrada no próximo sábado (16/07), às 17h, na Capela do Instituto Meninos de São Judas, situada na Av. Itacira, nº 2801, em São Paulo.

Agência FAPESP