Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
De 14 a 16 de junho a Universidade Federal do Pará sediará reuniões dos Comitês Diretivo e Estratégico do Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE). Representantes de oito universidades brasileiras e de sete européias discutirão ações de cooperação no ensino, pesquisa e extensão entre as instituições parceiras. A UFPA é a sede do Núcleo Regional do Instituto, que funcionará na sede da Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer). Em uma apresentação nesta sexta-feira, 3 de junho, na Universidade, o vice-diretor do Instituto de Estudos Brasil Europa, André Hirakawa, explicou os objetivos do IBE e as oportunidades de pesquisa colaborativa, bem como do desenvolvimento de atividades acadêmicas e extensionistas.
Entre as propostas estão a criação de uma especialização voltada para pequenas e médias empresas e organizações não-governamentais (ONGs) e de um doutorado transdisciplinar e multisediado, ou seja, no qual os estudantes formados receberão diploma em nome de mais de uma universidade integrante do Programa de Pós-graduação.

Para André Hirakawa uma das principais atividades do IBE é o levantamento dos temas de interesse mútuo entre os pesquisadores brasileiros e europeus que servirão de indicativo para chamadas de editais de fomento à pesquisa e atividades acadêmicas, tanto no Brasil quanto na Europa. O Instituto também pretende criar um prêmio anual para as melhores pesquisas sobre estes temas; produzir programas de rádio e TV, que divulguem as atividades desenvolvidas pelo IBE; e ofertar bolsas para estudantes e professores das Universidades que integram o projeto.

O Instituto é um consórcio parcialmente financiado pela Comissão Européia, cujo objetivo é maximizar a cooperação bilateral entre o Brasil e os países do continente europeu, contribuindo para o desenvolvimento do ensino superior e pesquisa científica e tecnológica no Brasil em temas de interesse mútuo por meio de atividades de diálogo, atividades acadêmicas, atividades de fomento à geração de conhecimento conjunto, especialmente, em pesquisas colaborativas. O Instituto Brasil-Europa busca, ainda, a promoção de atividades de extensão à comunidade, principalmente, apoio a pequenas empresas e organizações não governamentais (ONGs) e possui um orçamento total de 3,7 milhões de euros para financiar as atividades.

“Precisamos de todos os pesquisadores das instituições associadas para discutir este que é um projeto que ainda está sendo delineado. Convido todos os nossos professores da UFPA a se sentirem à vontade para participar do IBE”, declarou o professor Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais e coordenador do Núcleo Regional do Instituto.

Serviço:

Instituto de Estudos Brasil-Europa
Site: www.ibe.usp.br
Informações: (91) 3201.7211 ou 3201.8713

Assessoria de Comunicação da UFPA