“A Semana abordará como tema central ‘Pensar o Brasil, Pensar as Culturas’, propondo a reunião de palestrantes e conferencistas de diferentes áreas do conhecimento para a discussão de assuntos que, em esfera global ou nacional, influenciam social, cultural e economicamente a história brasileira”, relata o coordenador.
Entre os assuntos em debate, destacam-se as palestras “História Política Brasileira”, que será proferida pela professora Arleandra de Lima Ricardo e promoverá um apanhado histórico da vigilância, repressão e opressão desencadeadas pela Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) em Pernambuco entre 1934 e 1964; e “A esquerda brasileira e o governo militar”, que será ministrada pelo docente Daniel Gustavo da Silva.
Encerrando os trabalhos, a sexta-feira (6) e o sábado (7/5) serão dedicados à realização de visitas técnicas à cidade histórica de Sabará (MG), e ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). “Como o Instituto caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte contemporânea, durante a viagem os alunos terão a oportunidade de vivenciar a Arte como veículo de expressão da História no passado e no presente”, completa o professor Mauro Tarcísio.
Programação
Semana Científica do Curso de História
Local: sala B-201 – campus Cel. Fabriciano
2/5 (2ª-feira)
19h - Abertura: Prof. Mauro Tarcísio Machado Borges
Palestra: História Política Brasileira - Profa. Arleandra de Lima Ricardo
21h - Palestra: História de Moçambique - Prof. Manuel Camela Rafael
3/5 (3ª-feira)
19h - Relato de experiências de professores de História - Profa. Marilene Tuller
21h - Documentário do curso - Profa. Maria Luciana Brandão Silva
4/5 (4ª-feira)
19h - Palestra: História da Contabilidade no Império do Sol - Prof. Carlos Alberto Serra Negra
21h – Palestra: História de Israel - Pe. Geraldo Ildeo Franco
5/5 (5ª-feira)
19h - Palestra: História da Engenharia: da antiguidade à contemporaneidade – Prof. Alessandro da Cunha Alves
21h - Palestra: A Esquerda Brasileira e o Governo Militar – Prof. Daniel Gustavo da Silva
6/5 (6ª-feira)
Visita técnica à cidade histórica de Sabará (MG)
7/5 (sábado)
Visita técnica ao Instituto Inhotim – Brumadinho (MG)
*Durante todo o evento haverá feira de livros de História
Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais