Certamente a democratização do acesso ao Ensino Superior foi uma de suas grandes marcas, destacando-se, dentre as inúmeras ações, as políticas de ações afirmativas – que favorecem o ingresso e manutenção de estudantes provenientes do Ensino Médio público, afrodescendentes e indígenas -, a oficialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e os Programas de Expansão das Universidades Federais que mais do que dobraram as vagas existentes.
Foi ainda destacado por membros do Conselho que essa justa homenagem revela não apenas o reconhecimento à pessoa do ex-presidente, mas também sinaliza a posição da Instituição a respeito da continuidade desse movimento de inflexão iniciado, que reflete a importância atribuída pelo governo à Educação Superior para o desenvolvimento do País.
Ao propor a homenagem, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, ressaltou que "Lula teve uma atuação singular em todos os níveis da Educação brasileira e mostrou que é possível, sim, investir nessa área sem afetar o desenvolvimento do País, como defendido em governos anteriores. Além disso, foi o único presidente que manteve contatos constantes com os reitores das IFES, sempre aberto a ouvir suas propostas e tomando medidas para colocá-las em prática".
No início deste ano, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além da UFSCar, as universidades federais da Bahia (UFBA) e de Pernambuco (UFPE) também concederão a honraria ao ex-presidente.
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos