Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, no período de 21 a 29 de março, a visita dos professores do Departamento de Química dos Materiais da Universidade de Santiago do Chile (Usach), Ivanildo Luiz de Mattos, e do Departamento de Biologia da Universidade Gakugei de Tóquio, Japão, Shigeki Mayama. A visita do professor Ivanildo integrou as atividades do Programa de Manejo de Recursos Naturais e Tecnologia Ambiental (Manta).
O programa faz parte do convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural criado em 2009 entre a Unisc e a Usach. Os objetivos são promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas as instituições; elaborar projetos de pesquisa em parceria; subsidiar conferências, cursos, simpósios e eventos científicos; e facilitar o intercâmbio de informações e publicações científicas.

Ele também participou das bancas de dissertação de mestrado dos estudantes da Unisc Pablo Diego Gressler, do Mestrado em Tecnologia Ambiental (MTA), e de Janice Zulma Francesquett, do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais (SPI). Ministrou, ainda, o minicurso Sensores inteligentes para o controle de qualidade na indústria do vinho. “Os Programas de mestrado da Unisc saíram fortalecidos com a visita, pois possibilitou a troca de experiências científicas em nível internacional, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados”, salientou o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc e representante do Programa Manta pelo Brasil, Eduardo Lobo.

Já o professor Shigeki Mayama, participou de atividades vinculadas ao Programa Internacional de Pesquisa Integrada para o desenvolvimento do projeto de Desenvolvimento do SimRiver - Programa de Avaliação da Qualidade da Água usando Diatomáceas (Development of SimRiver - Water Quality Evaluation Program Using Diatoms), sob a coordenação do professor Mayama, e que conta com a participação de pesquisadores do Japão, Coréia, Polônia, China, Estados Unidos, França e Brasil, tendo como seu representante o professor da Unisc Eduardo Lobo.

Mayama participou de uma reunião de apresentação com o vice-reitor da Unisc, Eltor Breunig, de visitas técnicas aos laboratórios de biologia e de uma saída de campo para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Unisc. Nos dias 28 e 29 de março, juntamente com o professor Lobo, visitou o Instituto de Botânica de São Paulo para uma reunião de trabalho com pesquisadores da área. 

“O objetivo da parceria é a elaboração do SimRiver  Brasileiro, visando desenvolver uma ferramenta educacional a ser socializada em todo o País, para que estudantes, principalmente do ensino médio e superior, possam ter uma melhor compreensão da relação entre as atividades humanas e a qualidade da água utilizando algas diatomáceas”, acrescentou Eduardo Lobo. Essa visita teve o apoio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP).

Assessoria de Imprensa - Unisc