No PSE 1, inscreveram-se 5.412 candidatos para concorrer a 559 vagas, ofertadas para os cursos de Bacharelado em Administração Pública e as Licenciaturas em Língua Portuguesa e em Matemática, todos na modalidade a distância. As provas foram aplicadas em Barcarena, Breves, Cametá, Capanema, Dom Elizeu, Juruti, Marabá, Parauapebas, Tailândia e Tucumã. Somando os números relativos a todos os municípios, houve um total de 455 faltosos. De acordo com a diretora do Ceps/UFPA, Marilucia Oliveira, em grande parte, o não comparecimento aos locais de prova se dá em função das longas distâncias que separam os municípios da Amazônia e as dificuldades de transporte na região.
Já no PSE 2, que ofertou 40 vagas para o curso de Educação do Campo em Marabá, o número de faltosos em relação ao total de inscritos ficou acima do esperado. Inscreveram-se 723 candidatos e 356 não compareceram aos locais de prova. A diretora do Ceps explica que o fato de a prova ter sido aplicada exclusivamente no Campus de Marabá pode ter dificultado o acesso dos candidatos que moram na zona rural.
Homenagem - As provas constaram de 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, referentes a 8 disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura), mais uma prova de Redação. Este ano, inclusive, a coletânea de questões trouxe uma homenagem especial ao professor emérito da UFPA, o filósofo Benedito Nunes, falecido no último mês de fevereiro. Na capa do caderno de provas, os candidatos encontraram uma foto e uma citação do escritor, e, no rodapé de cada página, uma pequena referência a fatos da biografia de Benedito. “Essa foi a forma que encontramos para prestar merecida homenagem ao nosso grande mestre”, afirma a diretora.
Correção e resultados - Os cartões-resposta, de ambos os processos, começam a ser corrigidos por sistema eletrônico a partir desta quarta-feira, dia 6. Os recursos contra o gabarito da prova poderão ser apresentados ao CEPS até as 13h15 desta terça. Somente os candidatos que obtiverem 25% ou mais de acertos na prova objetiva terão suas redações corrigidas. A partir daí, o prazo para divulgação de aprovados é de 15 dias.
Os candidatos aprovados no PSE 2, no entanto, passarão pela segunda fase da seleção entre os dias 4 e 6 de maio. Tal etapa corresponde a entrevistas individuais, que têm como objetivo avaliar as intenções dos candidatos em, de fato, colaborar com a educação do campo. O calendário de entrevistas será divulgado após a divulgação da prova realizada no domingo.
Para consultar o gabarito e as provas do PSE 2011-1, clique aqui.
Para consultar o gabarito e as provas do PSE 2011-2, clique aqui.
Assessoria de Comunicação da UFPA