Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
EspanhaO grupo Alianza 4, formado pelas Universidades Autônoma de Madrid, de Barcelona, Pompeu Fabra e Carlos III quer estreitar a cooperação com a Universidade de Brasília. Como primeiro passo, representantes do grupo e da Embaixada da Espanha reuniram-se nesta terça-feira, 29, com a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) para discutir formas de ampliar as parcerias entre os dois países. A Universidade de Brasília já tem acordos gerais firmados com todas elas, exceto com a Universidad Pompeu Fabra.
Os acordos gerais estabelecem o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e técnicos entre universidades. Também disciplina trocas de material bibliográfico, equipamentos e a participação de pesquisadores em eventos e seminários.

A UnB é parceira de 9 universidades espanholas: as integrantes da Alianza 4 e as universidades Complutense de Madrid, de Granada, de Santiago de Compostela, de Huelva, Jaume I e de Sevilha. Desde 2008, já recebeu 12 alunos espanhóis de graduação e enviou 29 para a Espanha.

Segundo o professor Josep Ferrer, vice-reitor de relações internacionais da Universitat Pompeu-Fabra, de Barcelona, UnB e Alianza 4 também podem investir em intercâmbios específicos, celebrados entre unidades ou departamentos. “No caso da Pompeu-Fabra, precisamos ainda celebrar um acordo geral”, afirma. “Cria-se, então, a oportunidade para estudantes e professores se conheçam e possam mais tarde aprimorar o relacionamento”.

Para o professor, os acordos gerais abrem caminho para que as duas instituições partam para entendimentos específicos. Nessa categoria, Josep destaca os programas de co-tutela, que prevêem a realização de doutorado com dois orientadores, um de cada instituição, e a dupla graduação, na qual metade do curso é feito em uma universidade e a outra na instituição parceira.

Ana Flávia Granja, chefe do INT, aposta em parcerias entre os dois países que estimulem a inovação tecnológica. “Além disso, o nosso foco são o investimento em produções bibliográficas e pesquisas realizadas conjuntamente”. Para ela, a aproximação com as universidades espanholas também é uma oportunidade para que os cursos de pós-graduação possam elevar conceitos nas avaliações da CAPES. “A internacionalização é fator decisivo para que cursos com o conceito 5 e 6 possam alcançar uma qualificação ainda maior”, explica.

SERVIÇO
As unidades e professores interessados em firmar acordos de parcerias com as universidades espanholas podem entrar em contato com o INT. O telefone é 3107-0216 ou 3107-0459.

Abaixo, segue relação dos principais áreas de interesse das universidades:

Universitat Autónoma de Barcelona: Biociências, Medicina, Veterinária, Nanotecnologia, Ciências Sociais , Arte e Humanidades.

Universidad Autónoma de Madrid: Economia, Administração, Gestão de Empresas, Direito, Filosofia, Medicina, Psicologia, Educação, Engenharias e Enfermagem.

Universidad Carlos III de Madrid: Engenharias, Ciências Sociais e Humanidades.

Universitat Pompeu Fabra in Barcelona: Ciências Sociais, Humanidades, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciências da Saúde e da Vida.

UnB Agência