
A palestra é parte do II Colóquio de estudantes de doutoramento do Centro de Estudos Sociais. José Geraldo dividirá a mesa com Boaventura Sousa Santos, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia e diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Considerado um dos cientistas sociais portugueses com maior projeção internacional, Boaventura realiza estudos sobre a justiça e os movimentos sociais e é responsável pelo Observatório Permanente da Justiça do CES.
Nascido em Portugal, ele tem sua trajetória intelectual intimamente ligada ao Brasil. Na década de 1970, Boaventura realizou pesquisas nas favelas cariocas e estudos sobre o orçamento participativo em Porto Alegre.
A relação do pesquisador com o Brasil será ampliada com o projeto "ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo", que percorrerá o país e também Bolívia, Equador, África do Sul, Índia, Portugal, França, Itália e Reino Unido. A democratização da democracia, o constitucionalismo intercultural, as outras economias e os direitos humanos serão abordados na pesquisa.
COOPERAÇÃO - A ida do professor fortalece também a relação dos pesquisadores brasileiros com universidades estrangeiras, um dos requisitos exigidos pelas agências de fomento para avaliar a qualidade dos programas de pós-graduação e das pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino superior do país.
Além da conferência, o reitor José Geraldo de Sousa Junior será recebido na quinta-feira, 29, pelos professores Luiza Morgado e Antônio Gomes Ferreira, da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra. O grupo vai discutir um programa de desenvolvimento de atividades conjuntas. “O reitor quer fortalecer a pesquisa binacional, com foco na internacionalização dos cursos de pós-graduação”, afirma Ana Flávia Granja e Barros, diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB.
Ana Flávia explica que já existe uma boa relação entre as duas universidades. Exemplo disso é a vinda para a UnB de Fernando Seabra Santos, que exerceu o cargo de reitor em Coimbra até fevereiro de 2011. “Ele virá como professor visitante estrangeiro e trabalhará com a internacionalização”, conta. O objetivo de Santos será o relacionamento com a Europa. O professor chegará na UnB na primeira de semana de abril, onde permanecerá por um ano.
LULA – José Geraldo também participará da cerimônia em que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Direito. A solenidade será em 30 de março, às 11h30. Em um vídeo na página da universidade lusitana, onde Lula é apontado como “uma das pessoas mais influentes do mundo”, o professor Gomes Canotilho ressalta a importância do combate sindical de Lula e da execução de dois mandatos com aprovação popular recorde. “As provas de luta em termos sindicais e políticos já estavam dadas. Mas ele tinha que se submeter a um exame, que foi ser presidente da República, exercer o posto mais alto da nação, e ter boas prestações em vários planos”, disse.
Essa não é a primeira universidade a conceder a distinção ao ex-presidente. Em 28 de janeiro, Lula recebeu o mesmo título. Desta vez, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O conselho superior da universidade mineira decidiu outorgar o reconhecimento ao ex-chefe de Estado por sua "permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras".
UnB Agência