Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Há dez anos, a Agência de Gestão Tecnológica da PUCRS (AGT) surgiu para aproximar a Universidade das empresas. O saldo foi tão positivo que resultou no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Agora a Agência tem como papel principal auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de projetos institucionais em busca de recursos públicos e privados. Os frutos aparecem com a aprovação em editais (a PUCRS consegue participar de, aproximadamente, 90% dos oferecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos/Ministério da Ciência e Tecnologia) e muito mais.
Alguns projetos superam seus objetivos e transformam-se em estruturas de pesquisa. São os casos do Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (Cepac) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (Inscer), cujas obras começaram em janeiro.

"Estou certo de que há mentes brilhantes na PUCRS ainda sem a atuação que poderiam ter. Precisamos ver como melhor apoiá-las", destaca o professor Ricardo Bastos, que dirigiu a AGT de dezembro de 2004 a dezembro de 2010 e agora é assessor da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf). "O foco da AGT deve estar sempre alinhado com o posicionamento da Universidade. Hoje a Instituição participa fortemente na busca por recursos, pois tem credibilidade e profissionais competentes", resume.

Rafael Prikladnicki, o novo diretor, que atua na AGT desde maio de 2009, diz que as prioridades dos próximos anos são de dar mais agilidade aos processos e se relacionar ainda melhor com os parceiros e a comunidade acadêmica. "A Universidade é referência brasileira na gestão da inovação e queremos consolidar essa posição."

Para cumprir sua missão, a Agência se divide em quatro setores: Gestão de Projetos, Execução Financeira, Prestação de Contas e Negociação. Ao todo, trabalham três professores, 11 técnicos administrativos e três estagiários. Uma curiosidade é que a AGT abriga profissionais de outros setores, como Hospital São Lucas (para tratar de questões na área da saúde), Setor de Compras da Proaf e Procuradoria Jurídica. Tudo para agilizar os processos, pois a execução dos projetos depende, por exemplo, da contratação de profissionais, compra de materiais, orçamento de obras ou reformas necessárias e prestação de contas. Um trabalho próximo é feito com a Divisão de Obras e a Gerência de Recursos Humanos.

A ação da AGT tem reflexos no ensino e em novos negócios. As pesquisas de ponta atraem alunos e há muitos casos de companhias que financiam bolsas de pós-graduação. Empresas incubadas, muitas vezes formadas por estudantes, surgem de laboratórios de pesquisa.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM