
O objetivo do acordo é o desenvolvimento de pesquisas e publicações conjuntas, seminários e mobilidades de alunos de graduação e pós-graduação. Posteriormente serão discutidos projetos nas áreas de saúde, ciência social e principalmente tecnologia e arte. “O acordo é importante porque proporciona interrelação em áreas sofisticadas”, disse José Geraldo. A UnB já é parceira de três universidades canadenses e, em 2010, 18 estudantes fizeram intercâmbio no país.
Considerada a universidade da imaginação, a Ocadu é uma das que mais geram pesquisas no Canadá. Com mais de cem anos, é referência no campo da tecnologia com projetos em áreas como redes sociais, tecnologias portáteis e visualização de dados. Esses temas convergem com pesquisas da UnB Gama no recém-implementado grupo de pesquisa Arte e Tecnociência, liderado pela professora Diana Domingues, que já trabalha com a Ocadu e fez o convite à reitora canadense.
Sara Diamond lidera o Centre for Innovation in Information Visualization and Data Driven Design (Centro de Inovação e Visualisação de Informações e Design de Informações) que receberam financiamento do Ministério da Pesquisa e Inovação de Ontário, como reconhecimento à excelência de nossas pesquisas. O centro de excelência resultará em inúmeros produtos, serviços e profissionais qualificados para o trabalho em indústrias que dependem da coleta e visualização de dados, incluindo indústrias médicas e de bioinformática, as de ciência e engenharia e as de administração, finanças, cultura e entretenimento.
UnB Agência