Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
The Royal Society of EdinburghJosé Alberto Cuminato, professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é o mais novo membro da Royal Society of Edinburgh (RSE), prestigiada academia de ciências e letras da Escócia. Cuminato foi admitido como Corresponding Fellow, categoria que conta com apenas 61 membros em todo o mundo. A eleição foi anunciada no último dia 9 de março, e a cerimônia de admissão será no dia 16 de maio.
A RSE foi criada em 1783 pelo Rei George III, visando o avanço do conhecimento na Escócia, e é reconhecida como academia nacional do país. A Sociedade distribui anualmente bolsas para fins de pesquisa, organiza palestras públicas e promove a ciência na Escócia. Os membros da RSE são eleitos pelos pares em todas as áreas do conhecimento, dando à Sociedade uma persectiva multidisciplinar, que engloba as ciências, as artes, as humanidades, as profissões, a indústria e o comércio.

O professor Cuminato possui licenciatura em Matemática pela Unesp (1977), mestrado em Matemática pela USP (1981), M Sc In Numerical Analysis (1983) e Ph D In Numerical Analysis, ambos pela Oxford University Computing Laboratory (1987). Foi Diretor do ICMC entre 2006 e 2010 e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), de 2006 a 2009. Tem sua atividade profissional na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos de diferenças finitas, Mecânica dos Fluidos Computacional: Escoamentos com superfícies livres, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias e parciais e para equações integrais de Fredholm e Cauchy.

Agência USP com informações da Assessoria de Imprensa do ICMC