Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) está entre as dez melhores do Brasil. A colocação foi publicada no Guia do Estudante 2011, da Editora Abril, que há 20 anos avalia os cursos das faculdades e universidades públicas e privadas do país. A publicação é referente à avaliação realizada no ano de 2010, em diferentes áreas do conhecimento, que vão de Administração a Zootecnia. No caso de Medicina, 55 faculdades receberam “estrelas” dos avaliadores.
A Faculdade de Medicina da UFPA obteve quatro “estrelas”, o que revela, segundo a diretora da subunidade, Tânia Costa, o crescimento e o reconhecimento qualitativo do ensino. “Para nós é uma reconquista, é o resgate histórico da referência que é o curso de medicina no Pará”, afirma.

Os cursos selecionados para o Guia do Estudante foram classificados com os conceitos: Bom (três estrelas), Muito Bom (quatro) e Excelente (cinco). As notas foram dadas com base em entrevistas a profissionais e especialistas de cada área. Foram avaliados, entre outros fatores, o projeto pedagógico, o cenário de aprendizagem (infraestrutura) e a qualificação docente.

Laboratórios – Os investimentos em infraestrutura de laboratórios da Faculdade de Medicina da UFPA vão garantir tecnologia de ponta para o ensino na região Norte do país. O primeiro a ser inaugurado no dia 30 de março é o Laboratório Morfofuncional, unidade de ensino para o estudo independente, que vai abrigar materiais como microscópios, peças anatômicas, imagens radiológicas, atlas anatômicos, além de suporte tecnológico para softwares.

Outro laboratório é o de Habilidades Médicas, que está previsto para iniciar as atividades em abril deste ano. Neste espaço de aprendizagem, o estudante, acompanhado do professor, poderá desenvolver habilidades médicas, necessárias aos procedimentos clínicos; capacidades práticas de tomada de decisões; e atitudes de comunicação, necessárias à relação médico-paciente, pautada na humanização e ética profissional.

Para a diretora da Faculdade de Medicina da UFPA, Tânia Costa, o curso vive um processo de resgate da autoconfiança, que ficou abalado por conta de uma avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizada em 2007, quando a instituição recebeu nota 2. “Agora, estar entre as dez melhores do país, demonstra a culminância do trabalho coletivo para colocarmos o curso de Medicina no patamar que desejamos”, afirma.

Com os investimentos em infraestrutura e em qualificação do corpo docente, Tânia Costa acredita que “o curso de medicina da UFPA se tornará, em breve, um ensino de ponta na região Norte e, quem sabe, do Brasil”.

Formação – A graduação em Medicina da Universidade Federal do Pará tem duração de seis anos. Atualmente, são 930 alunos matriculados na instituição, com uma média de 150 por ano que concluem o curso. Os dois últimos anos da graduação são dedicados ao internato, que é o estágio obrigatório, realizado na rede pública de saúde do município de Belém.

Na pós-graduação, a Faculdade vive um momento importante com a recente aprovação do curso de mestrado em Oncologia e Ciências Médicas, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para conferir a posição no ranking das melhores faculdades de medicina no Brasil, clique aqui.

Assessoria de Comunicação da UFPA