Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Programa de Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), foi aprovado, recentemente, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integra um conjunto de iniciativas institucionais voltadas à qualificação do ensino e da pesquisa na área médica na UFPA. O edital de seleção para o novo mestrado está previsto para ser publicado no final de março.
Serão ofertadas 20 vagas para graduados em Medicina e áreas afins, sendo que 30% delas são, preferencialmente, para docentes e técnicos da UFPA. O curso será coordenado pelo professor Paulo Pimentel Assumpção, da Faculdade de Medicina da UFPA, e terá em seu corpo docente tanto professores de Medicina como professores de cursos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Potencial científico - Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, o Programa tem impacto especial na formação da área médica na Universidade. “É um curso com escopo amplo, pois poderá abrigar grupos de pesquisas nas várias especialidades médicas. À medida  que a Universidade consolidar novos grupos de pesquisa, cada especialidade poderá abrir uma nova área de concentração ou linha de pesquisa dentro deste Programa”, ressaltou.

O novo curso de mestrado da UFPA foi aprovado com nota 4 pela Capes. A avaliação foi realizada com base, principalmente, no comprometimento da Instituição, na infraestrutura oferecida, na formação do corpo docente e na concepção do curso.

Segundo Emmanuel Tourinho, o peso maior para obter uma boa aprovação está no perfil do corpo docente, sobretudo quando este possui uma atividade de pesquisa bem estruturada e ambiente científico propício ao acolhimento de alunos para a formação em pesquisa.

Dinter – Para preparar o crescimento do Programa de Mestrado, a UFPA firmou contrato, em 2010, para a oferta de dois cursos de Doutorado Interinstitucional. O Curso em Oncologia, com 15 doutorandos, é ministrado pelo Instituto Nacional do Câncer, e o Curso Ciências Médicas, também com o mesmo quantitativo de alunos, é ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As aulas iniciaram no ano passado e são ministradas em Belém. Os Cursos de Doutorado Insterinstitucional em Ciências Médicas e em Oncologia são coordenados, respectivamente, pelos professores Lúcia Sales e Paulo Assumpção, da UFPA.

Para o pró-reitor Emmanuel Tourinho, a oferta dos cursos de mestrado e doutorado foi possível em função da ação coordenada da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação com o Instituto de Ciências da Saúde e a Faculdade de Medicina. “Essa colaboração entre as várias instâncias da Universidade foi muito importante para tornar esse projeto uma realidade. Estamos criando um novo momento para a qualidade da pesquisa e do ensino na área médica da UFPA”, observou.

Assessoria de Comunicação da UFPA