
Essa tecnologia utiliza apenas uma gota de sangue do dedo do paciente. Evita o uso de seringas e agulhas e por isso é muito mais rápido e prático.
A insuficiência renal atinge cerca de dois milhões de brasileiros dos quais, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 60% não sabem que têm o problema. É uma doença silenciosa, sem sintomas, o que dificulta o tratamento. As formas crônicas da doença causam degeneração progressiva do órgão e podem evoluir para a insuficiência renal. Com o exame da creatinina, o paciente pode descobrir precocemente a doença e tratar. O tratamento evita que a doença se torne crônica e danifique definitivamente os rins. Em casos mais graves, somente um transplante renal ou diálise podem salvá-lo.
Segundo Juan Fidel Bencomo, coordenador do Biomarc (Laboratório de Biomarcadores do Vital Brazil), cerca de 80% dos óbitos em diabéticos é causado por insuficiência renal e a creatinina – usada na triagem dos grupos de risco – é o único marcador que pode fazer o diagnóstico precoce da doença. A estimativa é de que mais de 150 mil pessoas já deveriam estar em programas de diálise, mas apenas 87 mil estão em tratamento, segundo dados da SBN. Participem... o exame é rápido e pode salvar vidas! A Policlínica Sérgio Arouca fica na Praça Vital Brazil s/nº - Vital Brasil – Santa Rosa.
O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br), empresa de ciência e tecnologia, é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. O Instituto é uma sociedade de economia mista sob tutela técnica da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO VITAL BRAZIL