Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Na manhã desta quinta-feira (03), representantes da comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se reuniram no hall do Auditório Dom Antônio Zattera para acompanhar o evento “Recompondo a História”. A atividade foi uma homenagem ao ex-reitor e professor da Instituição Wallney Joelmir Hammes. Considerado uma das grandes personalidades da UCPel, Hammes ingressou como professor no ginásio Diocesano, em 1958, e, em 1960, iniciou o magistério na Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas, uma das células constitutivas da Universidade.
Ele foi reitor no período de 1997 a 1999 e, de 2002 a 2010, ocupou o cargo de diretor da Editora Educat. Também em 2010, ano do cinquentário da Universidade, Hammes anunciou sua aposentadoria. A data coincidiu, também, com o aniversário de seus 50 anos de Casa.

Além de reunir discursos emocionados do reitor Alencar Mello Proença; do Bispo Diocesano de Pelotas e Chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann; e do diretor do Jornal Diário da Manhã, Hélio Freitag; o evento foi marcado pela recolocação de uma placa dada ao lourenciano Hammes em julho de 1999, por ocasião do título de “Cidadão Pelotense”, concedido pela Câmara de Vereadores. A placa havia sido retirada do hall do Auditório em função de reformas no prédio.

No fim da cerimônia, o irmão do homenageado, Edilberto Hammes, fez uso da palavra, lendo uma carta enviada pelo ex-reitor aos presentes. No documento, Hammes agradeceu à reitoria pelo ato de reconhecimento e citou sua satisfação em ter feito da UCPel sua segunda casa durante meio século. “Esta é a Instituição para a qual me dediquei boa parte da minha vida, por 50 anos ininterruptos”, ressaltou. Wallney Hammes foi impossibilitado de participar da atividade, em função de problemas de saúde.

Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel