Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ucbO projeto Serviço de Orientação Inclusiva (SOI) abre oportunidade de trabalho voluntário, na Universidade Católica de Brasília, em ações de apoio e acessibilidade para àqueles que se encontram em condição especial na Instituição. O objetivo é uma atuação que possibilite à Universidade cumprir com sua função social e cuidadora: a de proporcionar à família UCB oportunidades de vivenciar um ambiente acolhedor, que respeite as diferenças individuais, com acesso pleno por toda comunidade.
Do ano passado para cá, o projeto assumiu uma nova proposta de trabalho se caracterizando como um serviço institucional vinculado à Diretoria de Programas de Pastoral da Pró-Reitoria de Extensão – UCB. O SOI segue com o desafio de orientar a instituição nas adaptações inclusivas e promoção de acessibilidade realizando diversas ações, entre elas, os levantamentos de infraestrutura acessível; levantamento do perfil dos estudantes com deficiência e atuação junto às direções e corpo docente dos cursos.

O SOI também intervém, diariamente, orientando situações prejudiciais à mobilidade, à comunicação e à informação dos estudantes com deficiência, como aqueles que possuem dificuldades com materiais de leitura. São leitores, escreventes, intérpretes de LIBRAS, guia para cegos, entre outros, à disposição da Universidade. Além de ser um espaço de reflexões sobre a temática inclusão nas Instituições de Ensino Superior e convivência da pessoa com deficiência.

As inscrições já estão abertas, vão até o dia 11 de março, e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, no Campus I da UCB, Bloco L026. Haverá certificação para as atividades desempenhadas.


SERVIÇO

Serviço de Orientação Inclusiva – SOI/DIPAS

Local: Bloco L, Sala 26, Campus I – Taguatinga - da Universidade Católica de Brasília (UCB).

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações: 61 3356.9724


Serviços oferecidos:

·        Ledor;
·        Escrevente;
·        Ampliação de material;
·        Provas em Braille;
·        Monitoria especial;
·        Digitalização de livros e textos;
·        Apoio logístico na infraestrutura (solicitação de salas em andar térreo e com banheiros adaptados próximos, mesas adaptadas, dentre outros);
·        Apoio pedagógico;
·        Auxílio de computador com programa de voz;
·        Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
·        Outras demandas de acordo com a necessidade do aluno e que se encontram dentro dos limites de atendimento do Projeto e da Universidade Católica de Brasília.

Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Brasília