O reitor tranquilizou os estudantes depois de ter recebido denúncias de que alunos de Odontologia e Engenharia Civil estariam fazendo ameaças pelas redes sociais. Os representantes do Centro Acadêmico de Engenharia Civil afirmaram que desconhecem essas ameaças. O estudante José Carlos Gomes Filho, do Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia e do Centro Acadêmico, disse que é contra qualquer tipo de violência e que tudo o que foi programado está voltado para integrar os calouros com os veteranos de forma saudável. Uma das tarefas será realizada quarta-feira (02/03) quando os estudantes de Engenharia e Arquitetura vão iniciar a pintura dos muros e da fachada de uma creche no Cajurú, em Curitiba.
Essas informações deram mais tranquilidade aos recém chegados. É o caso do estudante José Roberto Hino Júnior, de 17 anos, que depois da palestra disse estar mais confiante em participar das atividades programadas para esta semana. O jovem destacou o otimismo que foi passado pelo reitor e as possibilidades de intercâmbio que terá nos próximos anos. Zaki Akel Sobrinho falou sobre os desafios e tendências da educação superior, explicou a preocupação com a formação integral do estudante, da importância da pesquisa e com a extensão. Falou também sobre a estrutura da instituição, as condições dos laboratórios, das bibliotecas e todas as oportunidades que os alunos encontram na UFPR.
Preparativos
Para o o professor Zaki, nos últimos meses a UFPR foi preparada para receber da melhor maneira os estudantes. Além de reformas e reparos, desde banheiros a laboratórios, foram contratados 70 novos professores e 45 técnicos administrativos. Há ainda as obras que foram entregues no fim de 2010 e que serão ocupadas agora, como o anexo do Setor de Ciências Sociais e o prédio da Enfermagem.
O Campus do Centro Politécnico ganhou uma iluminação nova que vinha sendo reivindicada por professores, alunos e funcionários. E a sinalização que estava precária vem sendo melhorada. Ainda estão sendo feitos os reparos para facilitar o fluxo de transporte dentro do maior campus da instituição. Outra obra que ainda está em andamento é a revitalização da passarela sobre a Linha Verde, ligando os prédios da sede do Jardim Botânico ao Politécnico. A previsão é que os estudantes voltem a utilizar a passarela ainda em março. Por enquanto quem precisa ir de um campus a outro encontra um ônibus à disposição.
Festa dos Calouros
A grande festa de recepção, aberta também aos familiares dos estudantes, professores e funcionários, será dia 13 de março, domingo, a partir das 19 horas, no campus de Ciências Agrárias. Quatro bandas de Curitiba animarão o evento: Mordida, Heyah, Charme Chulo e Sabonetes. A previsão de público é de cinco mil pessoas.
Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná