
O corpo do professor está sendo velado na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, na capital paraense. Nesta segunda-feira, 28, haverá missa de corpo presente, às 8h30. O cortejo está previsto para sair às 10h.
O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, lamentou a perda dizendo que “Benedito Nunes é um exemplo de talento acadêmico, nosso maior talento. Foi um homem muito generoso e tinha a simplicidade como marca pessoal. Ele se dizia um eterno aprendiz. Eu digo que, para nós todos, ele será sempre um eterno mestre.”
O diretor geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, professor doutor João Marcio Palheta da Silva, também lastimou a perda. "O instituto de Filosofia se une aos sentimentos de pesar da sociedade paraense pelo falecimento do professor e filósofo Benedito Nunes, fundador do Curso de Filosofia desta Universidade. Em nome da comunidade acadêmica e administrativa, transmitimos nossos pêsames a seus familiares, e agradecemos a sua imensurável contribuição ao desenvolvimento acadêmico e científico desta instituição", disse em nota.
Referência - Benedito Nunes é uma das maiores referências intelectuais do Brasil, com extensa produção nas áreas da crítica literária, arte e filosofia. Era, atualmente, presidente do Conselho da Editora da UFPA (EDUFPA). Em 2009, com o objetivo de homenagear o pensador, por ocasiao de seus 80 anos, a Universidade criou o Prêmio Professor Benedito Nunes. A premiação contempla as melhores teses de doutorado nas áreas em que Benedito Nunes atuava. Em novembro do ano passado, Benedito Nunes entregou o prêmio ao primeiro vencedor, o professor José Alves de Souza Júnior, da Faculdade de História.
Prêmio Machado de Assis - Em 2010, Benedito Nunes ganhou o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. A premiação da Academia Brasileira de Letras (ABL) é concedida anualmente desde 1941. Segundo a Academia, Benedito está na linha de grandes pensadores existenciais, como o alemão Martin Heidegger e o francês Jean-Paul Sartre, e pode ser classificado como “um estudioso capaz de construir pontes entre a interpretação do texto literário e a sondagem filosófica, no caso fenomenológico.”
História – Benedito José Viana da Costa Nunes nasceu em Belém,no dia 21 de novembro de 1929, filho de Maria de Belém e Benedito Nunes. O garoto aprendeu a ler aos quatro anos de idade, e passou os 81 anos de vida cercado por livros. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia da UFPA, fez pesquisas e estudos na Sorbonne, em Paris. Começou a lecionar nos anos 50. Na UFPA, aposentou-se, mas nunca deixou de ensinar. Continuou na missão de ser mestre, participando de debates, conferências e por meio dos livros que publicou. Aliás, escrevia desde menino. Não por acaso, afirmou “cada qual tem o paraíso perdido que merece, o meu é livresco.”
Assessoria de Comunicação da UFPA