Capital e interior - Das 459 vagas remanescentes, 294 são em cursos ofertados na capital. As demais estão divididas em cursos ofertados em campi do interior. Marabá é o segundo município com o maior número de candidatos “repescados”, a saber 30 candidatos. De acordo com o diretor do Centro de Registros Acadêmicos, Aluízio Barros, o curso com o maior número de convocados em segunda chamada é o de Medicina (28), em Belém. Em segundo lugar, está o curso de Direito matutino, que chamou 12 candidatos. Em terceiro lugar, empatam os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais e Licenciatura em Matemática, ofertados em Belém, juntamente com o curso de Engenharia Florestal, em Altamira, com 10 chamadas.
Aluízio explica que o número de vagas disponibilizadas para a repescagem do PS 2011 está dentro das expectativas, uma vez que o Ministério da Educação determina, desde o ano passado, mediante Lei Federal, que um mesmo aluno não pode ocupar vagas simultaneamente em mais de uma instituição pública de ensino superior. Em 2010, a UFPA convocou, somente na primeira lista de segunda chamada, um número de 284 candidatos.
Em sendo 459 vagas não preenchidas em 2011, Aluízio Barros chama atenção ao fato de que ainda restam 10 vagas livres. Isso acontece porque alguns cursos, como Teatro (Belém), Física (Marabá), por exemplo, não tiveram candidatos classificados para chamar. “Se, após o período de habilitação relativo à primeira lista de repescagem, ainda houver faltosos ou desistentes, outras convocações devem ser divulgadas posteriormente. Caso não haja mais classificados a serem chamados em alguns cursos, as vagas serão remanejadas para serem ofertadas em processo seletivo especial ao longo do ano”, explica o diretor.
Habilitação – A habilitação ao vínculo institucional dos candidatos convocados na primeira lista de repescagem do PS 2011 será na próxima quinta-feira, dia 03 de março. Em Belém, os candidatos deverão apresentar seus documentos nas salas multiuso do Centro de Convenções da UFPA (em frente à reitoria), nos horários estipulados no Edital. Nos campi do interior, os estudantes chamados devem se apresentar nas secretarias dos cursos. A classificação de repescagem também obedece ao critério de reserva de vagas para cotistas.
Para realizar o vínculo institucional, os candidatos precisam apresentar os originais dos seguintes documentos: CPF; Cédula de Identidade (RG); Título de Eleitor (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Certificado ou Atestado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; Histórico Escolar do Ensino Médio; comprovante de residência; 1 (uma) foto 3 x 4 frontal e recente ; e o formulário de atualização de dados cadastrais, que estará disponível no site do CIAC (www.ciac.ufpa.br/), impresso e devidamente preenchido com letras de forma e assinado.
Para conferir a lista completa de repescagem do PS 2011 e o edital de habilitação ao vínculo institucional, acesse: http://goo.gl/DgxlH.
Assessoria de Comunicação da UFPA
Leia mais:
19 mar 2011: UFPA divulga segunda lista de repescagem do PS 2011