Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma comitiva de representantes dos principais órgãos de fomento à pesquisa da Dinamarca visitou nesta sexta-feira (18/02) a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Durante o encontro, foi assinado um acordo de cooperação científica entre a FAPESP e o The Danish Council for Strategic Research para o lançamento de chamadas de propostas de pesquisas entre pesquisadores brasileiros e da Dinamarca em áreas estabelecidas como estratégicas pelo governo dinamarquês. Entre elas estão ciências dos alimentos, energia renovável, meio ambiente e ciências agrícolas.
A primeira chamada de propostas deverá ser lançada este ano e será voltada para a área de ciências dos alimentos, que representa uma das áreas de interesse comum entre o país nórdico e o Brasil.

“Esse acordo vai possibilitar aos pesquisadores brasileiros e dinamarqueses desenvolverem pesquisas conjuntas para criar novas soluções e tecnologias que possam ser aplicadas em setores estratégicos para ambos os países, como o de alimentos”, disse o presidente do comitê do programa de alimentação, saúde e bem-estar do The Danish Council for Strategic Research, Lars Hinrichsen, à Agência FAPESP.

A comitiva dinamarquesa – chefiada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Charlotte Sahl-Madsen – foi recebida pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz.

Na ocasião, eles apresentaram os programas e modalidades de apoio à pesquisa oferecidos pela FAPESP, além dos acordos de cooperação científica mantidos com diversos países, e destacaram o interesse da Fundação em celebrar novas parcerias com outros órgãos de fomento à pesquisa semelhantes no mundo para promover a internacionalização da ciência brasileira.

“Acordos de cooperação científica como esse celebrado com a Dinamarca refletem não só o nosso interesse pelo mundo, como também o interesse do mundo pelo que estamos fazendo em ciência e tecnologia. Esperamos, com isso, criar novas e adicionais oportunidades para os pesquisadores brasileiros”, disse Lafer.

Integraram a comitiva dinamarquesa o chefe de divisão da Agência Dinamarquesa para Ciência, Tecnologia e Inovação, Kim Brinkmann; a chefe de seção da Agência Dinamarquesa para Ciência, Tecnologia e Inovação, Lene Cividanes; a assessora especial da Agência Dinamarquesa para Ciência e Inovação, Hanne-Louise Kirkergaard; o assessor especial da ministra, Anders Fransden; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Sul da Dinamarca, Ole Skøtt; o vice-presidente do Conselho das Universidades Dinamarquesa, Lauritz B. Holm-Nielsen; o embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend Roed Nielsen, e o conselheiro comercial do Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo, Niels Willy Thomsen.

Também participaram do encontro, pela FAPESP, Sérgio Queiroz, membro da coordenação adjunta de inovação tecnológica; Osvaldo Novais de Oliveira Junior, membro da coordenação de área – Física; e Carlos Eduardo Negrão, membro da coordenação adjunta – Ciências da Vida.

Agência FAPESP