Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufmg-15feb11A UFMG recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 14, a visita do reitor João Guerreiro, da Universidade do Algarve, localizada ao sul de Portugal. Vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), ele se encontrou com a equipe de pró-reitores acadêmicos da UFMG e com o reitor Clélio Campolina, presidente da entidade. Guerreiro e Campolina fizeram uma reunião preparatória para o encontro do Conselho de Administração da Aulp que ocorrerá no próximo dia 25, na Universidade do Algarve. Segundo o reitor português, serão discutidos as publicações da instituição, prêmios, financiamento de programas de colaboração e uma prévia do encontro anual, que reunirá nos dias 5 e 6 de junho, em Bragança, Portugal, os dirigentes das demais universidades vinculadas à entidade. Criada há 20 anos, a Aulp reúne cerca de 120 universidades de oito países de língua portuguesa.
Em visita ao Centro de Comunicação da UFMG, juntamente com o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Viana Vargas, o reitor da Universidade de Algarve disse ter ficado com uma impressão muito boa da Universidade, destacando, inclusive, duas experiências acadêmicas que gostaria de levar para sua instituição: os ciclos básicos das ciências exatas e biológicas e a flexibilização curricular.

Em Algarve

Desde 2009, alunos da UFMG fazem intercâmbio de seis meses em Algarve, que mantém três campi em Faro e um em Portimão, no sul de Portugal. Na época, o acordo se restringia à área das ciências exatas, mas em 2010 se estendeu a outras áreas. No semestre passado, cinco estudantes brasileiros estudaram na Universidade do Algarve, número que subirá para 19 alunos este ano, sendo seis no primeiro semestre e os outros 13 no segundo.

A vinda do reitor português ao Brasil também inclui visitas à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e às universidades estaduais paulistas, com as quais Algarve mantém um intercâmbio mais intenso.