Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira, 11, o listão com os nomes dos professores da educação básica da rede pública do Pará selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Foram selecionados 4.313 professores para ingresso no ensino superior, sendo 216 da rede estadual e 4.097 da rede municipal. Nesta quarta etapa do Plano, foram ofertadas 5.590 vagas em 22 licenciaturas na capital e em 49 municípios paraenses pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). O total de inscritos na Plataforma Freire foi de 6.148 professores.
O evento ocorreu no auditório do Campus III da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e reuniu representantes das IPES, das Secretarias Municipais de Educação, da Coordenação do Parfor e professores que se inscreveram no Plano. Na composição da mesa, estiveram: o secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto; o coordenador geral do Parfor no Estado, Licurgo Brito; o vice-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Paulo Santos; a vice-reitora da UEPA, Graça Silva; a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marlene Freitas; e o prefeito do município de Gurupá, Moacir Alho, representando os municípios paraenses.

“É uma satisfação apresentar para a sociedade o resultado do Parfor. Com mais esta etapa, o número de professores que estão em formação já chega a 16.500. Essa formação não apenas em 1ª Licenciatura, como também em 2ª Licenciatura”, afirmou o professor Licurgo Brito. No discurso, ele destacou, ainda, o ‘espírito de cooperação’ entre as instituições.

O secretário de Educação ressaltou a importância do Parfor para o Estado. “A maior pobreza na Educação no Pará é a qualidade. Um terço da população do Estado é formado por estudantes do ensino básico. Gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho coletivo para mudar essa realidade, festejo esta união e esforço”, disse o secretário.
O listão foi divulgado em um telão logo após o pronunciamento de todos na mesa. A emoção tomou conta da professora Joquebede Silva, de 39 anos, que atua na rede municipal de ensino de Ananindeua há cinco anos. Ela foi selecionada para cursar Licenciatura em Pedagogia. “É uma grande vitória. Agradeço a Deus e ao governo federal pelo acesso à Plataforma”, afirmou a professora.

As turmas com baixa demanda não foram compostas, porém, os candidatos destas turmas ainda podem ser chamados para fazer o curso em outro polo ou em outra instituição, constituindo o processo de mobilidade de candidatos. Essa chamada ocorrerá pelo e-mail cadastrado pelo candidato na Plataforma Freire.

Cursos - As Licenciaturas ofertadas são: em Ciências Naturais; Dança; Teatro; Artes Visuais; Música; Ciências Biológicas; Ciências da Religião; Química; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Sociologia; Educação no Campo e Licenciatura Integrada em Educação, Ciências e Matemática.

Novidades - Pela primeira vez, a UFPA ofertou 250 vagas para cursos a distância. Outras novidades são as ofertas dos cursos de Pedagogia pela Ufra; de Licenciatura em Educação do Campo pela UFPA e pelo IFPA e de Licenciatura Integrada pela UFPA. Estas duas últimas licenciaturas destinam-se à formação diferenciada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Para conferir o listão com os nomes do selecionados e para mais informações, acesse os sites: www.seduc.pa.gov.br ou www.ufpa.br/parfor.

Assessoria de Comunicação do Parfor