
O próprio Berkovits é um dos principais especialistas no conceito de supercordas no país. “E, já que englobar a mecânica quântica e a relatividade geral em um só conceito é um dos grandes desafios da física moderna, essa teoria é extremamente promissora.”
Partículas fundamentais
Ainda de acordo com Berkovits, a teoria das cordas é um modelo para descrever as partículas fundamentais do universo e suas interações. Diferentemente das teorias anteriores, as partículas fundamentais são descritas por objetos unidimensionais. “Como as vibrações diferentes de uma corda de violino descrevem notas diferentes, as vibrações diferentes de uma corda fundamental também descrevem partículas diferentes.”
A palestra de Edward Witten - ganhador da Medalha Isaac Newton e do Prêmio Lorentz da Academia de Ciências Holandesa (2010), do Prêmio Henri Poincaré (2006) e da Medalha Fields (1990), considerada um “Prêmio Nobel de Matemática”- abrirá o 2º Joint Dutch-IFT School on Theoretical Physics, evento no IFT que terá a participação de 27 alunos de doutorado da Holanda e se prolongará até o dia 18. A entrada é gratuita, e a programação completa do encontro está no endereço www.ift.unesp.br/holland.
O Instituto de Física Teórica fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco II, na Barra Funda, em São Paulo.
Assessoria de Comunicação e Imprensa Unesp