
Durante a coletiva de imprensa, Mercadante enfatizou a importância da Amazônia para a ciência brasileira e disse que a região será uma das prioridades da pasta. “A Amazônia merece um olhar diferenciado do Brasil, o país tem que entender que aqui nós temos quase metade do nosso território, o maior patrimônio genético, além do maior centro de Biodiversidade e, portanto, tem a importância estratégica da sustentabilidade”, enfatizou.
Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, a participação do Instituto na Rede Clima será importante para a região. “O Inpa se preparou para isso, pois tem um conjunto de pesquisadores e equipamento, além de várias informações que o credencia para executar o trabalho”, disse Val.
Conhecimento
O Ministro destacou ainda o investimento no conhecimento para a manutenção da floresta em pé. “Preservar a Amazônia é essencial e isso não é feito só com papel de polícia, mas também conhecendo e a partir daí é que vamos saber como usar os recursos de forma sustentável”, afirmou.
Durante a visita de Mercante foi destacado ainda a formação de um novo Sistema Nacional de Alertas de desastre, o crescimento da formação de novos doutores no país, além da necessidade da formação de mais pesquisadores na Amazônia.
Na agenda desta terça-feira (25), Mercadante tem uma reunião com o Governador do Amazonas, Omar Aziz e em seguida, às 10h faz uma visita a Reserva Experimental Adolpho Ducke, localizada no Km 26 da rodovia AM-010. O objetivo é conhecer os projetos desenvolvidos pelo Inpa na reserva.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)