Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unb_logoA Universidade de Brasília manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação – a nota vai de 1 a 5. Entre as universidades, ficou na 11ª colocação. Porém, considerando apenas as universidades grandes, com mais de 35 cursos avaliados, ficou na 6ª posição. Em relação ao ano passado, a avaliação é quase a mesma. A UnB recebeu 386 pontos nesta avaliação e 389 na anterior. Faltaram apenas nove pontos para alcançar a nota 5, que é dada a partir dos 395 pontos. "A UnB se mantém estável, com qualidade, mesmo com a gigantesca expansão que estamos atravessando", diz a professora Denise Imbrosi, decana de Ensino de Graduação em exercício. "Continuamos em um patamar de excelência e protagonismo entre as universidades brasileiras".
A nota do IGC leva em conta os cursos de graduação, mestrado e doutorado. A UnB teve 41 cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O mais bem avaliado foi o de Engenharia Florestal, seguido por Economia e Contabilidade.

O reitor José Geraldo de Sousa Junior considera que o bom desempenho da avaliação é fruto da alta qualificação dos professores. "A maioria dos nossos docentes tem titulação de doutorado e o entusiasmo de nossos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são fundamentais", afirma. Mesmo assim, o professor quer mais. "Meu objetivo é estar entre as cinco melhores do país até 2012", afirma.

Segundo a decana em exercício, melhorar é uma missão ainda mais difícil quando a qualidade já existe. "O salto vai se dar com melhorias específicas em cada área", afirma. "Mas temos que lembrar que todas as outras universidades também estão melhorando, precisamos fazer um esforço ainda maior que as outras se quisermos avançar no ranking".

Nos últimos três anos, mais de 30 cursos de graduação foram criados. Denise diz que todos mantém o padrão UnB, com professores altamente qualificados. "Além disso, não descansamos para criar infraestrutura para manter essa expansão".

UnB Agência