"Foi uma das cenas mais dolorosas, que nunca esqueci: aqueles professores juntando suas coisas e indo embora. Ficamos eu e outros alunos perguntando o que íamos fazer sem eles", lembra Duarte.
DESCOBERTA – Tiomno foi um dos físicos que conseguiu prever a existência dos mésons, partículas que formam o núcleo dos átomos. Por conta dessa pesquisa, quase ganhou um prêmio Nobel, aos 29 anos. Não levou o prêmio apenas por um erro de cálculo. "Sua pesquisa abriu novos caminhos na física", diz Marcos Duarte
Membro fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e um dos criadores da Sociedade Brasileira de Física, Jayme descobriu, em colaboração com o seu orientador, John A. Wheeler, a universalidade das interações fracas e o triângulo de Tiomno-Wheeler (que dispõe das interações com três pares de partículas nos vértices de um triângulo). A descoberta ocorreu durante exílio do pesquisador.
Entre os diversos prêmios recebidos pleo homem que conheceu Albert Einstein e trabalhou com César Lattes estão a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994), o Prêmio em Física da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (1995), e a Medalha Carlos Chagas Filho (2005).
UnB Agência