Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu nesta semana o comunicado de aprovação, com conceito três e recomendação de implantação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de seu primeiro curso de mestrado profissionalizante, na área de Engenharia Mecânica. O mestrado pretende formar profissionais com orientação para a indústria, capacitados a desenvolver estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação e, com isso, contribuir efetivamente
para o desenvolvimento tecnológico regional por meio da melhoria de projetos, processos e produtos. O curso atende a uma expectativa do setor metal-mecânico, que tem apresentado nos últimos anos um crescimento consistente em todo o Brasil.
Além disso, a região Norte do Rio Grande do Sul tem uma participação significativa no setor de máquinas agrícolas e estruturas metálicas de grande porte e busca diversificação com o aumento da participação nos outros ramos industriais ligados ao setor agroindustrial, transportes e indústria alimentícia, com uma demanda cada vez maior de pessoal qualificado. “Nesse contexto, o estabelecimento na região de um curso de Mestrado em Engenharia Mecânica passa a ser uma necessidade, tanto para atender o setor industrial quanto para atender ao interesse dos egressos de diversos cursos de graduação de melhorarem sua qualificação e titulação”, explica o coordenador do projeto, professor Luiz Airton Consalter.

Na opinião do coordenador, o mesmo desenvolvimento do setor industrial será apresentado para a própria Faculdade de Engenharia e Arquitetura, que viverá um processo de revitalização, com incentivo a desenvolvimento de projetos de pesquisa e a captação de recursos para financiamento junto a órgãos de fomento, bem como um aumento da produção científica e desenvolvimento de patentes.

Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Leonardo José Gil Barcellos, a proposta deste curso de mestrado vem ao encontro dos esforços institucionais no sentido de qualificação profissional e interação da Universidade com as empresas, contribuindo assim para a consolidação do modelo de universidade comunitária regional. Ele também destaca a excelente titulação do corpo docente envolvido no projeto do mestrado profissionalizante e a infraestrutura disponível para o curso, que viabilizam a proposta.

Linhas de pesquisa científico/tecnológicas
O mestrado profissionalizante em Engenharia Mecânica da UPF tem como área de concentração Projeto e Processos de Fabricação, que abrange desde as principais fases de concepção do produto, incluindo planejamento e gerenciamento de projetos de produtos, projeto conceitual, projeto mecânico e projeto para manufatura; bem como o desenvolvimento de conhecimentos para que os engenheiros possam determinar melhores práticas de produção, conhecendo a forma de fabricação, técnicas de modelamento de produto, possibilidades de falhas e otimização da produção. Serão oferecidas três linhas de pesquisa para contemplar os interessados: Processos de Usinagem, Projeto de máquinas e equipamentos e Seleção de Materiais Aplicados ao Projeto e Fabricação. A previsão é de que o mestrado seja oferecido em 2011.

Os estudantes serão orientados por um grupo de 10 professores que compõem o corpo docente permanente e outros cinco professores convidados. O corpo docente permanente é formado pelos professores Agenor Dias de Meira Júnior, Charles Leonardo Israel, Jocarly Patrocínio de Souza, José Antonio Portella, Luiz Airton Consalter, Marcelo Hemkemeier, Márcio Walber, Nilson Luiz Maziero, Paulo Henrique Sanchez Cardoso e Vagner Alves Guimarães. Os professores convidados são Carlos Eduardo Fortis Kwietniewski, Carlos Pérez Bergmann, Orlando Mauricio Durán Acevedo e Telmo Roberto Strohaecker.

36 anos de tradição na formação de profissionais
O curso de mestrado profissionalizante em Engenharia Mecânica surge no contexto de 36 anos de história da Faculdade de Engenharia, que iniciou seu funcionamento no mês de março de 1974 com o curso de Engenharia de Operações - Modalidade Mecânica, posteriormente substituído pelo curso de Engenharia Mecânica, em março de 1978.

Atualmente denominada Faculdade de Engenharia e Arquitetura, a unidade congrega oito graduações, diversas especializações e um mestrado acadêmico em Engenharia, área de Infraestrutura e Meio Ambiente, criado em 2003. Na graduação em Engenharia Mecânica, estão em formação atualmente 667 alunos, sendo que boa parte já se encontra vinculado a empresas da região.

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo