Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Duas ex-alunas da Universidade de Taubaté (UNITAU) foram destaque no 1º Simpósio do Grupo de Estudo em Puericultura: Caminhos do Cuidar e Educar da Infância à Adolescência em Direção à Cultura de Paz, promovido neste ano pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A assistente social Juliana Canedo Maciel e a psicóloga Tassiane Cristine Santos de Paula conquistaram o primeiro lugar pelo trabalho desenvolvido para o Projeto de Atendimento Psicossocial (PAS), dentro do Esquadrão Vida para Adolescentes, em Caçapava. O projeto atende a jovens, de 12 a 18 anos, com vulnerabilidade social, dependentes de drogas e de álcool ou com dificuldades de aprendizagem, e que sofram preconceito dos familiares.
“É importante estimular a parceria e a responsabilização da família durante o acompanhamento psicossocial, que inclui a articulação com a escola e a rede de serviços”, afirma a assistente social Juliana Canedo Maciel.

O trabalho que as profissionais realizam oferece oficinas educativas, visita domiciliar, acompanhamento escolar, grupo de orientação familiar e festas comemorativas. O objetivo das atividades é diminuir o ciclo de violência, restabelecer os vínculos afetivos com a família, proporcionar um ambiente seguro e estimular a autoestima destes jovens, mostrando que eles são capazes de enfrentar suas dificuldades.

ACOM/UNITAU