Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), por meio de seus pesquisadores, conquistou novo lugar de destaque, desta vez com a aprovação de quatro projetos dentro do programa Equipamentos Multiusuários (EMU), financiado pela FAPESP - Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Para o próximo ano, serão adquiridos 14 equipamentos que ficarão instalados nas dependências do IFSC, para uso compartilhado com outros pesquisadores. O Instituto tem um longo histórico de gerenciar equipamentos multiusuários e mantê-los em operação.
O Professor Titular do IFSC, Igor Polikarpov, coordenador do projeto Facility para Estudos Avançados de Materiais Nanoestruturados e Biossistemas (FAMa), foi beneficiado com três equipamentos científicos, que, somados, tem um valor superior a R$3 milhões.

A proposta, que visa modernizar um Laboratório Multiusuário Centralizado, já instalado no IFSC há 15 anos, abrange equipamentos, que serão compartilhados por todos os pesquisadores do Estado de São Paulo: A solicitação dos equipamentos foi embasada em projetos já existentes e conta com a colaboração de diversos docentes do Instituto, explica.

No caso do professor Luis Gustavo Marcassa, será criado um parque de equipamentos para caracterização de laser, para o qual nove equipamentos financiados pela FAPESP darão viabilidade ao projeto.

Para o projeto coordenado pelo docente Euclydes Marega Júnior a Máquina de crescimento epitaxial de filmes semicondutores será compartilhada com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de Campinas (Unicamp) e Instituto de Física (IF) do campus USP- São Paulo: As amostras serão fabricadas aqui, em comum acordo com os pesquisadores das outras instituições, que também participaram do projeto, conta.

Finalmente, os professores, Cláudio José Magon e Otaciro Rangel do Nascimento, em conjunto com pesquisadores da UFSCar, foram beneficiados com uma Liquefatora de Hélio e seus acessórios, equipamentos com custo superior a R$1 milhão. O setor de criogenia do IFSC será remodelado para receber a nova máquina.

Sobre o EMU

A FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, agência de fomento mais popular na comunidade acadêmica, financia inúmeros projetos de pesquisa, tendo como objetivo primordial o desenvolvimento científico.

O Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) visa a aquisição de equipamentos para pesquisa que, comumente, não são adquiridos em auxílios regulares, muitas vezes pelo alto custo.

O programa tem como base a aquisição de equipamentos científicos, que deverão ser utilizados de forma continuada, para um grupo de pesquisadores com experiência e competência comprovada. O EMU pode apoiar, também, os custos para suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do equipamento solicitado.

Assessoria de Comunicação
IFSC-USP