Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Programa “San Tiago Dantas” de Pós-Graduação em Relações Internacionais, mantido por Unesp, Unicamp e PUC-SP, anuncia sua primeira turma de doutorado. O edital de seleção divulgado em 14 de dezembro convoca projetos em três áreas: Política Externa; Instituições, Processos e Atores; e Paz, Defesa e Segurança Internacional. As inscrições podem ser feitas de 26 de janeiro a 11 de fevereiro e as aulas terão início no primeiro semestre de 2011. A análise dos melhores projetos é a primeira fase de seleção, cujo resultado será divulgado em 17 de fevereiro. A qualidade das propostas apresentadas definirá a quantidade de vagas. Após essa etapa, os candidatos farão duas provas, uma de inglês e outra de espanhol, ambas no mesmo dia, 23 de fevereiro, às 14h.
Os aprovados serão arguidos por uma banca de professores, em 28 de fevereiro. Durante a entrevista, os examinadores abordarão questões acadêmicas, institucionais e sobre o tema proposto para a pesquisa. O resultado final será conhecido em 2 de março.

“A vantagem do curso ser oferecido pelas três instituições é que temos uma infraestrutura muito maior, com mais bibliotecas e mais orientadores”, afirma o mestrando Juliano Akira de Souza Aragusuku, aluno do programa. Para ele, a proposta interinstitucional também garante pluralidade de abordagens e de linhas de pesquisa, já que mais de cem professores estão credenciados à pós-graduação.

Em seu mestrado, o pesquisador analisou a cooperação econômica internacional do Japão. Para isso, além da biblioteca da sede do curso, no Centro de São Paulo, o estudioso pôde contar com acervos da PUC, na Zona Oeste da cidade, da Unicamp, em Campinas, e de quatro câmpus da Unesp: Marília, Franca, Araraquara e Assis. Aragusuku também teve apoio da embaixada e do consulado japoneses e da Agência Japonesa Internacional para Cooperação (JICA).

“O ideal seria ter feito parte da pesquisa no Japão, o que no mestrado é muito difícil, devido ao tempo mais curto para realização do trabalho e também às dificuldades de financiamento”, explica. O doutorado dá mais possibilidades de conseguir bolsa de estágio no exterior, o que, segundo o estudioso, é uma experiência fundamental para qualquer cientistas, ainda mais na área de relações internacionais.

Para ser aceito no doutorado é necessário ter o título de mestre, mas alunos que estão em fase de conclusão da dissertação de mestrado também podem se inscrever. Não serão aceitas candidaturas pelo correio ou pela internet, apenas pessoalmente ou por procuração. A lista com todos os documentos necessários e o modelo para a proposição de projetos pode ser conferida no edital.

Especialização

A 8ª edição do Curso de Especialização em Negociações Econômicas Internacionais, também oferecido pelo Programa “San Tiago Dantas” de Pós-Graduação em Relações Internacionais, está com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro ou até quando as cerca de sessenta vagas forem preenchidas. Além de professores da Unesp, da Unicamp e da PUC-SP, dão aulas especialistas da USP e de diversos setores empresarias e do governo.

O curso oferece capacitação para análise dos principais acordos e tratados e para trabalhar junto a empresas, câmaras de comércio, embaixadas, associações, organismos internacionais e órgãos governamentais. A pós-graduação é destinada a profissionais que desenvolvam atividades que exigem tomadas de decisões, análise de conjuntura, elaboração de cenários, formulação e avaliação de projetos, gestão e planejamento estratégico e jornalismo nas editorias internacional e de econômia.

“Com uma maior projeção do Brasil no cenário internacional, também aumenta a necessidade de formar recursos humanos especializados nessa área”, afirma o coordenador do curso, o historiador Luís Fernando Ayerbe, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara.

As aulas vão de abril a dezembro de 2011. A duração do curso é de 400 horas, sendo três aulas semanais, às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30. O custo é de R$ 10.400,00, divididos em 13 parcelas de R$ 800,00. Ao final do programa, os alunos devem entregar uma monografia para receber o diploma de pós-graduação Lato Sensu emitido pela Unesp.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Unesp