
Para o coordenador do curso, professor Charles Leonardo Israel, a avaliação foi extremamente positiva e coloca a Engenharia de Produção Mecânica da UPF em destaque no Sul do Brasil. “Um importante fator observado pela comissão em seu relatório é a interação entre o curso e as empresas da região, garantindo a inserção do aluno no mercado de trabalho já nos primeiros semestres da graduação”, ressaltou Israel.
O diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, professor Vagner Alves Guimarães, afirmou que o curso tem muita qualidade e é diferenciado. “É uma capacitação que prepara um profissional para atuar como engenheiro, na direção de empresas e, inclusive, como empreendedor”, frisou o diretor.
O curso
O estágio de desenvolvimento do Brasil determina uma especial necessidade do engenheiro de produção com perfil voltado para empresas manufatureiras. Assim, o perfil do profissional a ser formado será voltado para a indústria manufatureira, destacando a área de Engenharia Mecânica, em especial para indústrias, tais como produção de máquinas e implementos agrícolas, fabricação de móveis, processamento de polímeros e diversas outras ações do setor metal-mecânico.
O curso na UPF é integralizado em 3.960 horas/aula, destacando-se os trabalhos práticos no Núcleo de Tecnologia Mecânica e Laboratório de Ensaios Mecânicos. Os alunos são estimulados ao envolvimento em projetos como o Mini Baja e o Aerodesign, protótipos construídos pelos próprios estudantes e apresentados em eventos característicos de caráter
nacional. O corpo docente da Engenharia de Produção Mecânica é qualificado, formado em mais de 50% por mestres e doutores, tendo a duração de 10 semestres com aulas à noite e aos sábados pela manhã na UPF Carazinho.
Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo