
A UFSCar já participou de um edital específico para isso e a Universidade ofertará mais quatro cursos de especialização na modalidade. Em graduação, estamos dedicados a tornar realidade a qualidade que desejamos para os cursos que já temos. Temos a previsão para participação no primeiro curso de mestrado profissional em Matemática a distância ofertado pela Capes", prevê a coordenadora.
Segundo Denise, a Educação a Distância no Brasil evoluiu nos últimos anos, com crescente reconhecimento acerca da formação de seus alunos. "Neste momento ganhamos espaço e notoriedade. Nacionalmente, pelo sistema UAB, já temos mais de 200 mil alunos, 700 polos e 92 instituições públicas participantes. Ela veio para ficar. Agora precisamos imprimir a qualidade desejada em sua concepção. Crescemos muito e temos de cuidar daquilo que criamos", analisa Denise.
No âmbito da UAB-UFSCar, a avaliação também é positiva, com evolução crescente na participação de professores e tutores. "É possível dizer que temos um quadro muito bom de tutores. São mestres e doutores ou pesquisadores em formação que fazem parte de nossa tutoria. Em relação aos professores, posso dizer que estamos em processo de formação, uma vez que a UFSCar não tinha experiência em EaD. Já somos considerados uma das 10 universidades mais bem organizadas em EaD do País e isso faz a diferença. Isso só conseguimos pelo esforço contínuo da equipe da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar (SEaD) liderada pela professora Aline Reali e que conta com o apoio dos coordenadores da SEaD e dos coordenadores de curso", salienta Denise.
Desde 2008, a Diretoria de Educação a Distância da Capes promove um fórum anual com os coordenadores UAB com o objetivo de sistematizar as ações articuladas no ano, discutir aspectos e desafios da EaD nas diferentes instituições e indicar ações para o ano seguinte. Denise Abreu-e-Lima foi eleita, recentemente, presidente do fórum de coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a função de organizar as discussões sobre Educação a Distância no âmbito da UAB e representar seus pares junto à Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O vice-presidente eleito foi o professor Silvar Ferreira Ribeiro, coordenador da UAB da Universidade Estadual da Bahia. "Nossa função principal é a de articular as discussões dos coordenadores UAB sobre nossas necessidades e nossos desafios institucionais e representar as decisões e solicitações do grupo à Diretoria da Educação a Distância da Capes. Esperamos organizar essas discussões de forma a ganharmos mais apoio uns dos outros e conciliar nossos esforços para uma Educação a Distância de qualidade em nível nacional nas universidades públicas", conclui Denise.
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos