Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O pesquisador e professor do curso de engenharia civil da UFMG Wilson dos Santos Fernandes recebeu menção honrosa no Prêmio Brasil de Engenharia 2010. Wilson apresentou o trabalho “Método para a estimação de quantis de enchentes extremas com o emprego conjunto de análise bayesiana, de informações não sistemáticas e de distribuições limitadas superiormente”. Defendido em 2009 pelo programa de pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia, o estudo foi orientado pelo professor Mauro da Cunha Naghettini e avaliou metodologias para descrição do comportamento probabilístico das inundações, alicerçada em três bases: "a paleohidrologia, que estuda a reconstrução de cheias não registradas diretamente pelo homem, a análise Bayesiana, que permite uma melhor inferência sobre as incertezas envolvidas na modelagem estatística, e a PMF, que é uma estimativa do limite superior hidrometeorológico para uma cheia.
O Prêmio Brasil de Engenharia 2010 é apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como objetivo estimular o pensamento científico e a inovação da produção tecnológica nacional, além de reconhecer e destacar as principais contribuições para o desenvolvimento do país.

A tese do pesquisador Wilson Fernandes ganhou, também nesta semana, o Grande Prêmio UFMG de Teses, na categoria Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)