Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucrsA PUCRS inaugura nesta sexta-feira, 10 de dezembro, às 11h, o Portal Tecnopuc, mais uma fase do Parque Científico e Tecnológico da Universidade que já começa com 20 empresas, entre nacionais e multinacionais, das áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, radiodifusão, comunicação e design. O espaço, um prédio com 15 andares e 22 mil metros quadrados, contará ainda com organizações que já atuam hoje no Parque e expandirão a sua estrutura. A construção foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com apoio da Caixa RS.
"Temos na PUCRS o ambiente adequado para quem deseja crescer e investir no Estado e no País, com pesquisa aplicada, que gera resultados práticos em negócios. É um ´hábitat´ de inovação", explica o diretor do Tecnopuc, Roberto Moschetta. Grandes empresas vão atuar no Portal, como a Accenture, Stefanini, Travel Explorer, Thoughtworks, além da Radiopharmacus, Technotag, Marma Construções e Incorporações, CIM-TEAM, Essential 3D, Instituto de Pesquisas Eldorado, entre outras.

Moschetta destaca que, com o novo prédio, a meta é duplicar o número de empregos no Tecnopuc, chegando a 7 mil. "Estamos alinhados com a política de desenvolvimento e inovação do País", completa o diretor do Parque.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, vê no Parque um espaço para a descoberta de novos talentos. "A ampliação do ambiente de inovação e pesquisa propiciará o desenvolvimento de novas oportunidades de geração de valor e riqueza para a sociedade, além do desenvolvimento acadêmico e profissional para os pesquisadores e alunos".

Audy ressalta que a PUCRS continuará atraindo os melhores pesquisadores e estudantes para atuar em pesquisa no Estado, assim como empresas nacionais e internacionais. O objetivo é sempre manter o "vigor" tecnológico e inovador do ambiente do Parque, com a atração de novos investimentos públicos e privados e criação de novas empresas de base tecnológica. "Vamos consolidar o Tecnopuc como o principal Parque Cientifico e Tecnológico do Brasil".

Curiosidades

A concepção arquitetônica do Portal Tecnopuc prioriza as formas puras, às plantas livres e às janelas em fita, o que confere flexibilidade à ocupação dos espaços. Como itens de proteção térmica e de sustentabilidade destacam-se o uso de cores claras, vidros absorventes, brises de proteção solar e reaproveitamento da água da chuva.

Empresas já instaladas no novo Portal Tecnopuc

Accenture: empresa global especializada em consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing (204 mil profissionais em mais de 120 países). Atua em todos os setores econômicos e funções de negócio desenvolvendo extensa pesquisa junto a bem-sucedidas organizações no mundo. No Brasil, atende 34 das 40 maiores empresas (Melhores e Maiores 2009, revista Exame).

Bertussidesign: desenvolvedora de design e gestão da inovação, trabalha para ampliar o faturamento da indústria por meio de pesquisas, planejamento, criação e lançamento de novos produtos de alto desempenho de vendas.

Box Brazil: União da Programadora Brasileira Independente e do Instituto Brasileiro de Audiovisual, Cinema, Internet e Música. A PBI é programadora de conteúdo audiovisual multiplataforma que distribui, exibe e difunde o cinema e a música nacional.

Cim-Team Informática Ltda: realiza pesquisa e desenvolvimento (P&D) no ramo de software para projetos elétricos e eletrônicos, consultoria, Implantação e treinamento.

Essencial 3D: produz ilustrações e animações em 3D, além de prestar consultoria para a implementação de mídias tecnológicas.

Ilegra: área de desenvolvimento e infraestrutura de sistemas de informação

Instituto Eldorado: provê serviços e realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento para promover diferencial competitivo aos seus clientes, por meio de soluções que envolvem inovações tecnológicas e de processos. Conta com sistemas de gestão e processos técnico-administrativos altamente qualificados, certificados segundo as principais normas internacionais, que favorecem a competitividade do Instituto e o torna uma das organizações que mais crescem no país na área de tecnologia da informação e comunicação.

ITOK: spin-off da Netwall Tecnologia, pesquisa e desenvolve subsistemas, modificações em componentes e aprimoramentos no software MonitoraIT, agregando funcionalidades exclusivas, como monitoramento distribuído, segurança, confidencialidade, confiabilidade e automação na identificação dos recursos de TIC.

Lifemed: produz equipamentos e insumos destinados ao setor médico-hospitalar. Com produtos inovadores, constante pesquisa em novas tecnologias, alianças estratégicas, participação ativa em fóruns técnicos, responsabilidade social e conquista de vários prêmios institucionais, a Lifemed tem se destacado, ano a ano, no cenário nacional de fabricantes de produtos hospitalares.

Marma construções e incorporações: atua no segmento de casas populares, já tendo construído mais de 3 mil unidades.

Netwall: desenvolve sistemas de gestão para garantir a alta disponibilidade da TI em empresas, destinados a prevenção, identificação e correção de irregularidades, automatização da gestão dos sistemas de TI, redução do tempo de identificação e eliminação dos problemas, dimensionamento ideal da infraestrutura e da equipe necessária para atender o departamento de TI.

Pandorga: fábrica de software que trabalha com a certificação digital através do produto OKey, que permite a geração e verificação de assinaturas digitais com segurança.

PC Sistemas: especializada em desenvolver softwares de gestão para empresas do setor atacadista distribuidor.

Radiopharmacus: elabora produtos para o mercado de medicina nuclear. Sua unidade produtiva segue as normas da Resolução RDC nº 17 da Anvisa - Boas Práticas de Fabricação e Controle de Medicamentos, e ISO-NBR 14644 - Fabricação de Medicamentos Injetáveis, além de possuir um Laboratório de Controle de Qualidade próprio com padrões e técnicas internacionais de análise. Primeira indústria farmacêutica privada nacional adequada às atividades de produção, distribuição e comercialização dos conjuntos de reativos, também classificados como radiofármacos.

Riwa: desenvolve tecnologias para redução do consumo energético e preservação do meio ambiente, produzindo sistemas de iluminação com aumento da qualidade de luz e diminuição do consumo de energia elétrica.

Stefanini: prestadora de serviços e provedora de soluções na área de informática, com atuação nacional e internacional, é uma multinacional brasileira presente em mais de 10 países.

Technotag: desenvolve e fornece soluções tecnológicas de RFID (Identificação por Rádio Frequência) e tecnologia(s) móvel(is), visando rastreabilidade, segurança, confiabilidade e produtividade em processos e atividades industriais.

Thoughtworks: desenvolvedora de software global através de métodos ágeis (rápido, evolutivo e até divertido). Utilizando as melhores práticas de colaboração, feedback, transparência e ensaios, constrói sua metodologia de trabalho. Desenvolve abordagens de aplicativos reutilizáveis de classe mundial.

Travel Explorer: soluções em tecnologia on-line para a indústria do turismo. Atende a agências de viagens e operadoras de turismo com mais de 50 Webservices de conteúdo integrados em sua plataforma. Proporciona atualmente um market-place on-line de 900 companhias aéreas, 100.000 hotéis, 3.000 pacotes turísticos cadastrados e dezenas de locadoras de carros.


O Tecnopuc hoje

São 66 organizações, sendo 48 empresas, oito entidades e dez estruturas de pesquisa da PUCRS. Entre elas está o Núcleo Tecnológico de Energia Solar Fotovoltaica - pioneiro no País na tecnologia de fabricação de módulos fotovoltaicos e na produção de um forno completo para fabricação destas células; o Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose, entre outros.

O Parque é parte da Inovapuc - rede de inovação e empreendedorismo da Universidade da qual fazem parte também o Núcleo Empreendedor, que apoia e incentiva ações inovadoras e empreendedoras; o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Ideia), que estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica e oferece infraestrutura laboratorial, espaço físico e prototipagem; a Incubadora Raiar, que atualmente abriga 77 empresas entre residentes e associadas, incentivando o empreendedorismo e preparando empresas para o mercado; a Agência de Gestão Tecnológica (AGT) que viabiliza a realização de projetos de pesquisa; o Centro de Inovação, uma parceria com a Microsoft que objetiva acelerar o uso de novas tecnologias e desenvolver programas de qualificação; e o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), que avalia a invenção e garante a propriedade intelectual, pr eservando direitos e transferindo resultados aos pesquisadores. Juntas, as unidades atuam estimulando o processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM