Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Quatro estudantes da Unicamp vão participar do iGEM 2011 - International Genetically Engineered Machine Competition. Organizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), o iGEM é uma competição internacional que reúne estudantes de universidades mundialmente reconhecidas, com o objetivo de apresentar ideias de aplicação da engenharia genética para resolver problemas da atualidade na área industrial, ambiental, de saúde, entre outras. O Brasil participou da competição pela primeira vez em 2009. A ideia é construir “máquinas” biológicas capazes de exercer funções que não fazem parte de sua natureza, a partir da inserção de genes que modificam o organismo escolhido, geralmente micro-organismos como bactérias e leveduras.
No ano passado, o grupo de 16 alunos da Unicamp foi premiado com uma medalha de ouro juntamente com alunos de universidades internacionais conceituadas, como Harvard, Cambridge e outras.

Para 2011, a Unicamp vai concorrer com uma equipe binacional que reúne mais quatro estudantes franceses do École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne (EMSE). O objetivo é desenvolver um projeto de biologia sintética que será apresentado em Cambridge, Massachusetts, em outubro. Para isso, em fevereiro, haverá um intercâmbio da equipe brasileira na França por 15 dias. Também está prevista uma etapa em que os franceses ficarão por cerca de quatro meses no Brasil para o desenvolvimento conjunto dos trabalhos.

As brasileiras selecionadas são Danieli Cristina Gonçalves, mestranda em biologia funcional e molecular; Izabella A. Pena Neshich, graduanda em ciências biológicas; Juliana Canto Duarte, mestranda em engenharia química; e Marianna Teixeira de Pinho Favaro, mestranda em genética e biologia molecular. A orientação é feita pelo professor Renato Vicentini, líder do Laboratório de Bioinformática e Biologia de Sistemas do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética, com auxílio dos pós-graduandos da Unicamp Marco Antonio Tonus Marinho e Nemailla Bonturi.

Os alunos franceses são Claire Vilette, graduanda em engenharia matemática; Louise Marais, graduanda em engenharia química; Thibault Sabattier e Marc Emery, graduandos em farmácia. O grupo é co-orientado pela doutoranda brasileira em engenharia química do Centre Ingénierie et Santé da EMSE Iolanda Albuquerque - que representa o Brasil na França como integrante do projeto Jovens Embaixadores e é responsável pela participação da equipe binacional no iGEM 2011 -, além dos professores franceses Valérie Forest, Jérémie Pourchez e Didier Bernache. A equipe já conta com o apoio financeiro da empresa Sanofi e está em busca de mais patrocinadores para o projeto.

A aluna Izabella faz estágio no Laboratório de Biologia Computacional da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “É a única estudante brasileira do grupo que está na graduação”, destaca o pesquisador da unidade José Gilberto Jardine, orientador da estagiária. A seleção considerou o histórico escolar, currículo, interesse, conhecimentos de inglês e de técnicas de biologia molecular.

Comunicação Social
Unicamp