
O Prêmio USP de Direitos Humanos é concedido anualmente no aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos - assinada em 1948, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos no Brasil. Foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da USP, formada em 1997 e, atualmente, sob a presidência de José Gregori.
Dorina Nowill, cega desde os 17 anos, criou, há mais de seis décadas, uma fundação que atua na produção de livros em braile, livros e revistas falados e obras acadêmicas no formato digital acessível, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para centenas de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A Fundação Dorina Nowill Para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de atendimento especializado ao deficiente visual nas áreas de avaliação e diagnóstico, educação especial, reabilitação e colocação profissional.
A premiação será realizada no Salão dos Pratos, no Palácio dos Bandeirantes, localizado à Avenida Morumbi, 4500, em São Paulo.
Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP