Aplicado em novembro do ano passado, o ENADE avaliou acadêmicos de 6.804 cursos de 21 áreas em todo o país, incluindo os ingressantes, que cursaram entre 7 e 22% do curso, e concluintes, com no mínimo 80% cursado.
Segundo a Diretora Acadêmica do campus da URI em Santo Ângelo, professora Neusa Scheid, “esses conceitos são frutos do empenho de docentes e discentes que, comprometidos e envolvidos com o fortalecimento da instituição e dos seus cursos, têm no resultado dessa avaliação o reconhecimento e a comprovação da qualidade do ensino oferecido pelo campus”. Os resultados obtidos pelos nossos cursos são excelentes, disse a diretora, e nos dão a certeza de que estamos colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados e preparados para contribuir com o desenvolvimento regional.
A nota igual ou superior a 3, explicou a diretora, tem ainda outros impactos, pois viabiliza o acesso a Financiamentos Estudantis (a exemplo do FIES) e encaminha favoravelmente os processos relativos à renovação de reconhecimento do curso de graduação.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Neusa Salla, “a nota cinco traduz não só a qualidade do curso, em termos de proposta, organização e oferta, como também revela a competência e a qualidade do corpo docente, aos quais cabem os cumprimentos pelo excelente resultado. Da mesma forma, estendem-se os cumprimentos a todos os alunos do curso que demonstraram, pela prova do ENADE, serem detentores de um vasto conjunto de habilidades e competências alusivas à área de formação”.
Os resultados do ENADE 2009 serão divulgados para o público externo a partir do dia 3 de dezembro e poderão ser conferidos em www.inep.gov.br/.
Assessoria de Comunicação e Marketing
URI - Campus de Santo Ângelo